entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

4 dicas valiosas ao calibrar o pneu do seu carro

Entenda a importância de realizar essa prática corretamente.

25/08/2024 - / Fonte: iCarros

Apesar de relativamente simples de ser feita, a calibragem do pneu muitas vezes acaba sendo deixada de lado pelos condutores, que, em sua maioria, atentam à sua execução apenas quando estão com uma viagem marcada ou sabendo que irão pegar estrada.

O que muita gente não sabe é que estar com a calibragem em dia é imprescindível para a direção, pois, além de interferir no consumo de combustível do automóvel, ela permite uma maior segurança e conforto, proporcionando mais estabilidade durante os trajetos, ajudando também na preservação da mecânica do carro.

Os riscos de não calibração dos pneus são inúmeros. E aqui nós vamos listar pelo menos 3.

 

Aumento das chances de aquaplanagem

Deixando de calibrar os pneus, o condutor amplia as chances de aquaplanagem, já que, com o pneu mais baixo, o contato com o solo aumenta e, consequentemente, o acúmulo de água ao passar por um piso molhado pode gerar esse fenômeno.

 

Destruição do pneu

Sim, você não leu errado. A ausência da pressão adequada faz com que os pneus fiquem mais sensíveis e menos resistentes, causando irregularidades em formato de bolhas ao passar por buracos e lombadas. Caso essas bolhas estourem, seu pneu também vai para o espaço.

 

Detalonamento

Traduzindo em poucas palavras, o seu pneu pode sair da roda. Para que isso aconteça, existem outras circunstâncias somadas à situação, mas a má calibragem pode ser um dos fatores determinantes nesse processo.

 

Bom, já deu para entender o quanto essa ação simples pode poupar dor de cabeça, né? Você também pode conferir outras dicas de cuidados com pneus para sempre preservar os do seu carro. 

 

E, para tornar a calibração do pneu algo ainda mais simples para você, o icarros preparou 5 dicas fundamentais para facilitar a sua vida na hora de calibrar o pneu do seu carro. Confira!

 

Dica 1

Encontrar a calibragem recomendada para o pneu 

Você tem acesso a essa informação em questão de segundos. Basta observar o adesivo localizado na porta do motorista ou na parte de trás da tampa do tanque de combustível. 

 

Dica 2

Calibrar pneus com nitrogênio 

A vantagem de calibrar pneus com nitrogênio é que a alteração da pressão e temperatura depois de longos trajetos é menor. Isso possibilita uma maior durabilidade do objeto.  

 

Dica 3

Verifique a pressão dos pneus quinzenalmente

Em condições normais de uso, a recomendação é calibrar os pneus do carro a cada 15 dias, de preferência quando eles estiverem frios (ou tiverem rodado no máximo 3 quilômetros).

 

Dica 4

Verifique a pressão adequada para a condição do veículo e a unidade de medição (bar ou PSI) 

É muito importante fazer a leitura da pressão (PSI) em cada pneu, para assim poder comparar com o manual do veículo. Desse modo, será possível identificar a pressão mais alta ou mais baixa de acordo com a pressão recomendada pelo fabricante do veículo.

 

O que diz a lei sobre calibragem dos pneus

Lembrando que, segundo a Lei 376/11, todos os proprietários de postos de combustíveis e de estabelecimentos afins devem realizar a manutenção e a regulagem periódicas de seus equipamentos de calibragem de pneus.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.