entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Por que cuidar da correia dentada do seu carro é fundamental

Desgaste na peça pode atrapalhar ou até mesmo estragar o motor do veículo.

30/09/2024 - / Fonte: iCarros

Você sabe o que é correia dentada? Essa peça é a grande responsável por garantir a movimentação certa de alguns itens essenciais no seu veículo. 

Feita com material de borracha, com bastante flexibilidade, e formas diferentes de acordo com a sua função, a correia dentada é encontrada em formato de corrente composta no motor, no ar-condicionado, na direção hidráulica e no alternador do carro.

 

Como funciona a correia dentada?

Seu principal objetivo é fazer o controle dos movimentos de válvulas de escapamento e pistões, mantendo a proteção da válvula dentro do cilindro. Ou seja, ela tem o papel de ordenar a abertura e o fechamento das válvulas. Além disso, também auxilia em possíveis desgastes, no desalinhamento das polias e na falta de sincronia do motor, contribuindo para a sua durabilidade.

 

Sinais de desgaste ou problemas 

Ao ouvir algum tipo de ruído estranho durante a direção, fique de olho. Os desgastes da correia dentada do seu carro podem apresentar alguns sintomas notórios, como barulhos diferentes ou até mesmo falhas no motor.

Caso seu automóvel apresente algumas dessas características, não deixe de observá-lo com atenção. Cheque se existem fios soltos, rachaduras ou desgastes. Se notar algum problema, saiba que é hora de fazer a substituição da correia.

Se não for trocada a tempo e a correia dentada do seu carro se romper, há um choque entre os pistões do motor que ocasiona seu desordenamento. Isso faz com que as peças se empenem e comprometam o funcionamento do motor. Em poucas palavras: o veículo para de funcionar.

 

Intervalos de troca e manutenção 

Normalmente, é possível encontrar no manual do carro a média de duração de uma correia dentada, que gira em torno de 50.000 quilômetros ou 5 anos. 

Porém, isso é apenas uma estimativa, e o ideal é que as trocas sejam feitas antes desse período, através de uma boa manutenção preventiva. A qualquer mínimo sinal de desgaste, não deixe de levar o seu veículo a um mecânico da sua confiança.

 

Valor da manutenção

O preço de uma correia dentada pode variar. É normal pagar entre R$ 300,00 e R$ 400,00 nesse componente. Caso ele arrebente, o valor da reparação pode encarecer ainda mais, podendo quintuplicar esse número dependendo do modelo do carro e da oficina escolhida para o conserto. 

 

Cuidados a serem tomados

Para manter seu carro em ordem e evitar possíveis dores de cabeça, a recomendação é estar sempre com a revisão do seu veículo em dia, a cada 6 meses ou com 10.000 km rodados. Nessa revisão, é importantíssimo estar incluso o conjunto de distribuição de força, que une correia dentada, polias e tensionadores.

Ao dirigir, atente à sincronia entre o ato de acionar a embreagem e acelerar o veículo. Trocas de marchas abruptas podem prejudicar o funcionamento da correia, então é bom evitar.

Outra dica importante que também pode fazer diferença na longevidade da correia dentada do seu carro é não cantar o pneu, isso porque essa prática não só estraga as peças como altera o balanceamento e o alinhamento do carro.

 

A importância de uma correia dentada bem cuidada

Como você pôde acompanhar ao longo do texto, a correia dentada é fundamental para o estado de conservação do seu veículo, por isso não deixe de observar suas condições sempre que possível! O cuidado pode ampliar bastante seu tempo útil de vida, além de poupar o seu bolso.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.