06/01/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Dos 2.101.635 carros de passeio vendidos no Brasil no ano passado, 26,6% foram SUVs. A categoria mostrou força ímpar, mas ainda está bastante longe dos hatches que dominaram o mercado com 45,5% de participação.
Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui
Em 2019 os sedãs representaram 25,1% do mercado brasileiro quando somadas as categorias de compactos, médios e grandes. Os modelos menores abocanharam 18,9% do mercado, enquanto os médios estacionaram em 5,81% de participação. Tal qual acontece com os hatches médios, os sedãs grandes não atingiram nem 1% de participação total.
Quando comparado a 2018, o crescimento dos SUVs é bastante notório. Eles detiveram 24,5% do mercado, aumentando sua participação no bolo em 2,1%. Já os sedãs, que eram a segunda categoria mais comprada pelo brasileiro no ano retrasado, haviam conquistado 25,3% do mercado.
Lançamentos
Curioso é notar que em 2019 dois sedãs médios foram aposentados (Ford Focus e Peugeot 408) ao passo que estrearam as novas gerações de Kia Cerato e Toyota Corolla, seguidos pelas reestilizações de Chevrolet Cruze e Honda Civic. Entre os compactos, estreia da nova geração do Hyundai HB20S e do Chevrolet Onix Plus.
Apesar da grande quantidade de novidades, a categoria perdeu espaço para os SUVs, que tiv erem menos estreias de peso em 2019. O ano foi marcado pelo lançamento de Volkswagen T-Cross, CAOA Chery Tiggo 7, além das novas gerações de Toyota RAV4, Suzuki Jimny e as reestilizações de Honda HR-V e Peugeot 2008.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro