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Andreas Huettner

Andreas Huettner - diretor comercial do Google Brasil

18/08/2009 - iCarros / Fonte: iCarros

Andreas Huettner

iCarros – Quantos usuários de internet há no Brasil?
AH –
Atualmente, há 65 milhões de brasileiros online, sendo a maioria pertencente às classes A e B. Felizmente, as classes C, D e E também já estão em contato com a rede; existem lan houses em todos os lugares. Para se ter uma ideia, já se vende mais computador que aparelho de televisão no Brasil desde 2007. A cobertura da internet por aqui é a maior da América Latina.

iCarros – Qual o perfil das pessoas que compram carro pela internet?
AH –
O Google encomendou uma pesquisa para uma empresa especializada para entender o quê e como as pessoas buscam. Não registramos o perfil, se é homem, mulher, solteiro ou casado. Por meio das palavras chaves, conseguimos definir de que forma essa busca é feita e quanto tempo leva. 

iCarros – Por onde elas navegam até efetuar a compra?
AH –
São quatro fases: pesquisa e coleta de informações, avaliação, decisão e definição do local da compra. O processo leva entre quatro e seis meses e o mais interessante é que a internet está em todas as fases.

iCarros – No momento da decisão da compra pelo carro, quais fatores são levados em consideração?
AH –
Os assuntos mais procurados para definir a compra são informações sobre preço, revenda, seguro, financiamento e manutenção do veículo.

iCarros – De uns tempos para cá, o acesso à rede tem aumentado consideravelmente. Quais mudanças você vê no comportamento do usuário em relação à busca há cinco anos?
AH –
A busca do usuário está cada vez mais específica, já que ele aprende como o buscador funciona. Ele sabe que, se digitar aspas, por exemplo, a frase inteira será procurada. Com o tempo, existe um entrosamento cada vez maior com o sistema. Ele está mais erudito e seletivo.

iCarros – Quais as “compras” mais buscadas pelo usuário?
AH –
As mais procuradas são varejo, informações financeiras e automóveis. 

iCarros – Levando-se em conta que o Google é uma empresa norteamericana, existe alguma diferença no processo de compra do usuário dos Estados Unidos e do Brasil?
AH –
As quatro fases que citei são iguais. No Brasil, porém, há mais avanços em termos de formato de busca. A parceria com o YouTube é um bom exemplo. Existe mais criatividade e flexibilidade para estas associações.

iCarros – Você acha possível construir uma marca por meio de uma campanha no Google?
AH –
Totalmente.

iCarros – De que forma?
AH –
Primeiramente, é preciso pensar na imagem que se deseja construir, sempre com um foco em mente. O iCarros, por exemplo, tem como objetivo retornar o investimento. Quem vai buscar ou vender carro neste site sabe o valor da empresa, ou seja, se sente à vontade com a marca. Usar os links patrocinados, em apenas três linhas, é uma forma de criar a sua marca. Ela sempre estará em local de destaque.

iCarros – Como você avalia a campanha do iCarros no Google no processo de busca por este comprador?
AH –
Estão entre os mais inovadores na questão estrutural de uma campanha. A cobertura de compradores é uma questão importante e o iCarros consegue atingir grande parte deles. E o fato de terem gráficos e vídeos também ajuda bastante.

iCarros – Qual a importância da regionalização pela busca de clientes dentro desta campanha?
AH –
É primordial saber de onde vem o comprador, entender sua procedência e associá-la à região de onde vem. E, com isso, evitar perdê-lo ou fazer com que ele tenha de dar mais cliques para achar o que procura. Um ponto que vale destacar são os links patrocinados regionalizados.

iCarros – Como você vê o futuro da parceria iCarros-Google?
AH –
O próximo passo é desenvolver mais pesquisas em conjunto com o universo de clientes iCarros em relação ao Google, além de explorar ainda mais os formatos gráficos e vídeos.

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