entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Stock Car celebra 41 anos na expectativa de fase inédita

Categoria espera ter um 2020 histórico com carros da nova geração, que devem estrear em julho na abertura da temporada

22/04/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Em 22 de abril de 1979, a Stock Car realizou a primeira corrida de sua história no Autódromo de Tarumã, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A vitória foi de Afonso Giaffone Jr, em corrida que contou com apenas 10 carros.

De lá para cá, a categoria se solidificou como a principal do automobilismo brasileiro, sempre marcada por grandes pilotos, muito equilíbrio, motores que roncam alto e boas disputas nas pistas.

Se a temporada 2019 foi repleta de comemorações, homenagens aos ídolos e personagens desses mais de 40 anos, a temporada 2020 ainda sequer pôde ser iniciada. Isso por conta da pandemia de coronavírus, que já havia adiado as duas primeiras etapas do ano. Até por conta disso, alguns assentos do grid estão indefinidos.

Nesta quarta-feira, a categoria emitiu uma nota oficial adiando também as próximas três etapas, uma no Paraná (Londrina) e duas em São Paulo (Interlagos e Velo Città).

“A Stock Car também vive a expectativa de poder voltar às suas atividades. Levando em conta o cenário atual, não faremos isso antes de julho. Estamos nos planejando para esta hipótese, mas cientes que tudo dependerá das decisões das autoridades. Quando voltarmos, seguiremos o melhor protocolo médico de segurança para a saúde dos envolvidos”, diz a nota oficial da categoria.

Leia também:
+ Toyota confirma os primeiros pilotos para a Stock Car 2020
+ Tudo o que você precisa saber sobre a Stock Car
+ Toyota anuncia chegada na Stock Car e Academia de Pilotos
+ Tudo sobre a Corrida do Milhão da Stock Car
+ Os 10 carros mais importantes dos 40 anos da Stock Car

Apesar dos fãs precisarem esperar mais um período pela volta dos carros rasgando as retas nos autódromos do País, a expectativa para o início da temporada segue alta, principalmente por conta das modificações nos carros. Afinal, os modelos da nova Stock Car estarão mais parecidos com os carros de rua e ainda mais competitivos.

Chevrolet x Toyota

O grande desafio para 2020 da Stock Car é a equalização dos carros para o duelo de montadoras. A categoria vinha de um período monomarca desde o início de 2017, contando apenas com carros Chevrolet. Em 2016, a Peugeot deixou a categoria após conquistar dois títulos com a equipe Cimed Racing.

Para 2020, a grande novidade no grid é a presença da Toyota, que chega com no mínimo oito carros para a disputa. Entre os destaques estão Rubens Barrichello, Ricardo Zonta, Nelsinho Piquet e Matías Rossi, piloto argentino com currículo de conquistas em seu país. A Chevrolet seguirá em parceria com a maioria dos pilotos no grid, entre eles o atual tricampeão Daniel Serra e o pentacampeão Cacá Bueno.

Quem cuida desse processo de equalização dos carros, principalmente dos motores, é a JL Racing. Até o ano passado, todos os motores eram lacrados e passavam por revisões de rotina a cada 2.500 km na sede da empresa em Cotia (SP).

As características dos novos carros da Stock Car:

Suspensão: independente nas quatro rodas. Triângulos sobrepostos (“duplo A”). Sistema pushrod. Amortecedores reguláveis de competição. Barras estabilizadoras dianteiras e traseiras reguláveis de dentro do carro.

Entreeixos: alterado para se adaptar às medidas dos carros da GM e Toyota: de 2.800 mm agora passa a ter 2.740 mm

Freios, dianteira e traseira: discos ventilados. Seis pistões na dianteira e quatro na traseira. Pinças AP Racing de competição.

Direção: sistema pinhão/cremalheira JTEKT, acionamento hidráulico por meio de bomba elétrica.

Motor: Chevrolet e Toyota, ambos com configuração V8, capacidade cúbica aumentada para 6,8 litros, 32 válvulas e Injeção eletrônica. Equalizados no Brasil em 460 cv (6.150 rpm). Máximo de 600 Nm de torque (5.000 rpm) em módulo de corrida. No modo push to pass, máximo de 550 cv (6.150 rpm) e 700 Nm de torque (5.000 rpm).

Câmbio: Sequencial e semiautomático (piloto seleciona e um mecanismo que gerencia o engate). Trocas acionadas por borboletas no volante. Tração traseira.

Rodas: Oz Racing (italianas), de liga leve, possuem 18 pol x 11 pol (diâmetro x largura).

Pneus: Pirelli PZero. Especiais para chuva e slicks na especificação DH. Medidas: 660 x 305 mm (diâmetro x largura da banda), R18.

Combustível: gasolina, tanque de fibra de carbono de capacidade ajustável, máximo de 114 litros.

Banco do piloto: Projetado e fabricado especialmente para a Stock Car nos EUA, com homologação FIA.

Testes: realizados até o momento nas pistas do Velo Città, Velopark, Cascavel, Interlagos e Curitiba.

Para completar esse especial de 41 anos da Stock Car, iCarros resgatou os modelos de todas as carrocerias usadas pela categoria e também os campeões desde 1979.

Carrocerias:

1979 a 1986 – Chevrolet Opala

1987 a 1989 – Carenagem Caio/ Hidroplas

1990 a 1993 – Protótipo Opala

1994 a 1999 – Chevrolet Ômega

2000 a 2003 – Chevrolet Vectra

2004 – Chevrolet Astra

2005 – Chevrolet Astra e Mitsubishi Lancer

2006 - Chevrolet Astra, Mitsubishi Lancer e Volkswagen Bora

2007 – Chevrolet Astra, Mitsubishi Lancer, Volkswagen Bora e Peugeot 307 Sedan

2008 - Chevrolet Astra, Mitsubishi Lancer e Peugeot 307 Sedan

2009 e 2010 - Chevrolet Vectra e Peugeot 307 Sedan

2011 – Chevrolet Vectra e Peugeot 408 Sedan

2012 a 2015 – Chevrolet Sonic e Peugeot 408 Sedan

2016 – Chevrolet Cruze e Peugeot 408 Sedan

2017 a 2019 – Chevrolet Cruze

2020 – Chevrolet Cruze e Toyota Corolla

Relembre todos os campeões da história da Stock Car:

2019 – Daniel Serra (SP)

2018 – Daniel Serra (SP)

2017 – Daniel Serra (SP)

2016 – Felipe Fraga (PA)

2015 – Marcos Gomes (SP)

2014 – Rubens Barrichello (SP)

2013 – Ricardo Maurício (SP)

2012 – Cacá Bueno (RJ)

2011 – Cacá Bueno (RJ)

2010 – Max Wilson (SP)

2009 – Cacá Bueno (RJ)

2008 – Ricardo Maurício (SP)

2007 – Cacá Bueno (RJ)

2006 – Cacá Bueno (RJ)

2005 – Giuliano Losacco (SP)

2004 – Giuliano Losacco (SP)

2003 – David Muffato (PR)

2002 – Ingo Hoffmann (SP)

2001 – Chico Serra (SP)

2000 – Chico Serra (SP)

1999 – Chico Serra (SP)

1998 – Ingo Hoffmann (SP)

1997 – Ingo Hoffmann (SP)

1996 – Ingo Hoffmann (SP)

1995 – Paulo Gomes (SP)

1994 – Ingo Hoffmann (SP)

1993 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli (SP/PR)

1992 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli (SP/PR)

1991 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli (SP/PR)

1990 – Ingo Hoffmann (SP)

1989 – Ingo Hoffmann (SP)

1988 – Fábio Sotto Mayor (SP)

1987 – Zeca Giaffone (SP)

1986 – Marcos Gracia (GO)

1985 – Ingo Hoffmann (SP)

1984 – Paulo Gomes (SP)

1983 – Paulo Gomes (SP)

1982 – Alencar Jr (GO)

1981 – Afonso Giaffone (SP)

1980 – Ingo Hoffmann (SP)

1979 – Paulo Gomes (SP)

Mais automobilismo:
+ O dia em que Senna deu carona a Cacá Bueno num Chevette
+ CEO da McLaren acredita que 4 equipes da F1 podem falir
+ Guiga Spinelli dá dicas para quem sonha disputar ralis

Veja abaixo os maiores campeões da Stock Car (com 2 ou mais títulos):

1º Ingo Hoffmann – 12 títulos

2º Cacá Bueno – 5 títulos

3º Paulo Gomes – 4 títulos

4º Chico Serra – 3 títulos

5º Angelo Giombelli – 3 títulos

6º Daniel Serra – 3 títulos

7º Giuliano Losacco – 2 títulos

8º Ricardo Maurício – 2 títulos

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.