01/03/2023 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
O novo regulamento técnico da Fórmula 1, que entrou em vigor na última temporada, mostrou corridas das melhores, em que pese Max Verstappen ter dominado o campeonato ao lado da Red Bull. Para 2023, a maioria das regras seguem as mesmas deste ano, mas há pequenas mudanças que prometem equilibrar ainda mais as disputas, bem como aumentar a segurança dos pilotos, e aumentar o show para os fãs da categoria.
A primeira delas diz respeito ao porpoising, efeito que fez os carros “quicarem” na pista. Para evitar que este efeito apareça novamente, quatro medidas foram tomadas: as bordas do assoalho do carro foram aumentadas em 15 mm; a altura da “garganta” do difusor e a rigidez da borda do mesmo foram aumentadas; e um sensor foi acrescentado para monitorar o efeito.
Os aros de rolagem também sofreram alterações, que são feitas após o acidente com o chinês GuanYu Zhou em Silverstone, em 2022. Agora o regulamento exige a obrigatoriedade de topo arredondado no arco de rolagem, o que reduzirá a chance de ele se enterrar no solo em caso de acidente, além de garantir uma altura mínima para o ponto de aplicação do teste de homologação.
Mais uma alteração se dá nos retrovisores, que passa a ter 200 mm de área reflexiva, 50 mm a mais em relação ao ano passado. O peso do carro, que perderia dois quilos em relação aos 798 quilos usados no ano passado, não ocorrerá mais. Ao menos, também não haverá alteração com relação ao peso mínimo.
Em termos esportivos, algumas mudanças são sabidas do grande público, como o aumento do número de corridas sprint, que passam a ser seis, e não mais três. Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Catar, Estados Unidos (no Circuito das Américas) e São Paulo sediarão essas provas. Em duas provas a serem definidas, o formato da classificação vai mudar, com a obrigatoriedade de pneus duros no Q1, pneus médios no Q2, e macios no Q3.
O regulamento também prevê alterações com relação a caixa de câmbio. “Pilotos classificados que acumularam mais de 15 penalidades de posições no grid, ou que foram penalizados por largar no final do grid, largarão atrás de qualquer outro piloto classificado. A sua posição relativa será determinada de acordo com a sua classificação de qualificação”.
Tudo isso deve melhorar as corridas para pilotos, equipes e para os fãs da mais importante categoria do automobilismo mundial.
Confira o calendário da F1 2023:
05/03/2023 – GP do Bahrein – Sakhir
19/03/2023 – GP da Arábia Saudita – Jeddah
02/04/2023 – GP da Austrália – Melbourne
30/04/2023 – GP do Azerbaijão – Baku
07/05/2023 – GP de Miami – Miami
21/05/2023 – GP da Emília-Romana – Ímola
28/05/2023 – GP de Mônaco – Monte Carlo
04/06/2023 – GP da Espanha – Barcelona
18/06/2023 – GP do Canadá – Montreal
02/07/2023 – GP da Áustria – Red Bull Ring / Spielberg
09/07/2023 – GP da Inglaterra – Silverstone
23/07/2023 – GP da Hungria – Hungaroring / Budapeste
30/07/2023 – GP da Bélgica – Spa-Francorcamps
27/08/2023 – GP da Holanda – Zandvoort
03/09/2023 – GP da Itália – Monza
17/09/2023 – GP de Singapura – Marina Bay
24/09/2023 – GP do Japão – Suzuka
08/10/2023 – GP do Qatar – Losail
22/10/2023 – GP dos EUA – COTA / Austin
29/10/2023 – GP do México – Cidade do México
05/11/2023 – GP de São Paulo – Interlagos / Brasil
18/11/2023 – GP de Las Vegas – Las Vegas
26/11/2023 – GP de Abu Dabi – Yas Marina
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro