24/11/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
O Brasil terá novidades no Dakar 2021: o piloto Guiga Spinelli e o navegador Youssef Haddad anunciaram que estarão competindo na categoria carros com a tradicional equipe X-raid, que acumula cinco títulos na maior prova off road do mundo e diversos títulos mundiais.
Leia mais:
+ Que carros dirigem os pilotos da Stock Car?
+ Confira o calendário 2021 da F1
+ Confira os 5 principais carros de Hamilton na F1
A prova será realizada na Arábia Saudita entre os dias 3 e 15 de janeiro de 2021 e será a nona participação de Guiga no rally mais importante do planeta, competindo com o modelo Mini All4 Racing.
“Depois do Sertões entendemos que precisaríamos algumas mudanças na Triton que demandava fornecedores de diferentes países e que não tivemos tempo hábil para receber as peças, montar e testar o carro já que a saída do barco para Arábia Saudita é no próximo dia 2 no Sul da França”, diz Guiga.
O carro já mostrou ter enorme potencial desde 2019, mas, com todas limitações desse ano, o programa ideal de corridas e testes que tínhamos montado foi adiado para o ano que vem”, completa Guiga, que tinha programado anteriormente competir com a Mitsubishi L200 Triton Sport Racing da South Racing.
“Com isso, avaliamos outros carros e equipes e decidimos seguir com a X-raid, equipe consagrada que já venceu o Dakar e tem um índice de término na prova de mais de 90%. Além disso, já conhecemos bem o time pois corremos em 2017 o Baja Portalegre e o Sertões com eles, vencendo seis dos oito dias do rally e ficando em segundo lugar na etapa do Mundial em Portugal”, analisa Guiga.
“Estamos muito satisfeitos com esta solução e certos de que teremos uma ótima estrutura para enfrentar o Dakar 2021 e representar da melhor forma possível o Brasil e nossos patrocinadores”, afirma Guiga, que é patrocinado por BR Distribuidora com a marca Lubrax, iCarros, XP Investimentos, Fairfax Seguradora, Protune, W. Truffi Blindados e Dacar Motorsports.
Youssef também destacou o lado técnico da nova equipe e estrutura na busca por um resultado histórico do Brasil no Dakar.
“Mesmo não estando com a última geração dos protótipos 4x4 da X-raid, tenho certeza que a confiabilidade e bom ritmo do modelo All4 Racing será muito importante pra gente na busca por um bom resultado, até porque no Dakar resistência é a palavra-chave e esse modelo já se mostrou muito resistente e com índice altíssimo de conclusão de provas”, diz Youssef.
Guiga fez sua estreia no Dakar em 2009 e competiu em todas as edições seguintes até 2016, com destaque para dois top-10. Pentacampeão do Sertões, Guiga também possui várias outras conquistas no off-road, como o tetra no Brasileiro de Rally Cross Country, o bicampeonato na Copa Baja Brasil e o título do Dakar Series Peru.
“Não conseguimos em tão pouco tempo ir com a última evolução do carro, que recebeu uma melhora grande de potência e torque do motor e na suspensão. Mas o modelo que vamos é também um carro muito resistente e rápido, um protótipo tubular biturbo diesel 4x4. Isso é fundamental em um rally tão exigente como o Dakar. Por isso, estamos confiantes de que temos plena condição de fazer uma boa prova", completa Guiga.
A 43ª edição da história do Rally Dakar terá sua largada e chegada em Jeddah, na Arábia Saudita.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro