entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Sete acidentes em que o Halo salvou pilotos na F1

Acidente com GuanYu Zhou em Silverstone foi apenas mais um que a peça, adotada em 2018, evitou uma lesão grave ao piloto

06/07/2022 - Leonardo Marson/RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O mundo do esporte a motor viu, no último domingo (3) dois acidentes que poderiam ter resultado em mortes no circuito de Silverstone, na Inglaterra. Não é exagero dizer que Roy Nissany, na Fórmula 2, e GuanYu Zhou, na Fórmula 1, escaparam de problemas graças ao Halo, dispositivo de segurança dos cockpits construído em titânio. Desde que a peça foi adotada, vem evitando que tragédias aconteçam nas principais categorias do planeta.

Os dois acidentes tiveram dinâmicas bastante diferentes. Nissany não deu espaço para Dennis Hauger em um lance na segunda corrida da Fórmula 2. O norueguês, sem controle do carro, passou por uma “zebra salsicha” e decolou, acertando o carro do israelense, que não foi atingido na cabeça por conta do Halo.

Na F1, o acidente se deu na largada. George Russell tocou o carro de Pierre Gasly, que atingiu a Alfa Romeo de Zhou. A Alfa Romeo do chinês decolou, aterrissando de cabeça para baixo, raspando por diversos metros até atingir a caixa de brita e levantar voo, parando apenas na grade de segurança da arquibancada. Novamente, o Halo salvou o piloto, já que o santantonio colapsou no primeiro impacto.

Adotado na principal categoria do automobilismo mundial em 2018, muitos criticaram o dispositivo por conta da estética, que lembra a de uma tira de chinelo de dedo. Porém, logo que passou a ser usado, o Halo evitou o pior em diversos acidentes. iCarros mostra sete momentos que poderiam ter tido consequências graves não fosse a peça ter funcionado.

GP da Arábia Saudita de 2022

Durante o Q2 da classificação para o GP da Arábia Saudita neste ano, Mick Schumacher perdeu o controle de sua Haas e bateu com violência contra o muro. Uma das rodas se soltou e só não atingiu o alemão graças ao Halo, que funcionou ao absorver o impacto. Schumacher não disputou aquela corrida, apesar de não ter sofrido lesões.

GP do Bahrein de 2020

O francês Romain Grosjean bateu contra um guard-rail na largada do GP do Bahrein de 2020, em Sakhir, e viu o Halo empurrar a barreira de ferro para longe, absorvendo o impacto. Mesmo com o carro se dividindo em dois e em chamas, o hoje na Indy saiu do veículo sem maiores problemas, tendo apenas queimaduras nas mãos e respirado fumaça.

GP da Itália de 2021

Em uma das várias disputas entre Lewis Hamilton e Max Verstappen, os dois se tocaram quando batalhavam pela liderança do GP da Itália de 2021, disputado em Monza. Após um toque, a Red Bull do holandês passou por cima do Mercedes do inglês, atingindo o Halo e o capacete do heptacampeão, que só reclamou de dores no pescoço depois do lance.

GP da Bélgica de 2018

O primeiro acidente na Fórmula 1 em que o Halo se mostrou decisivo para a segurança dos pilotos ocorreu em Spa-Francorchamps. Na largada, Nico Hülkenberg, então piloto da Renault, atingiu a McLaren de Fernando Alonso, que decolou sobre a Sauber de Charles Leclerc. O dispositivo de segurança fez com que o carro do espanhol “surfasse” sobre o carro do monegasco, sem atingi-lo.

GP da Toscana de 2020

A primeira corrida da F1 em Mugello foi marcada por um forte acidente em uma relargada. Carlos Sainz, então na McLaren, acertou a traseira da Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi, entrando por baixo do carro do rival. O Halo, neste caso, evitou que uma das rodas do equipamento do italiano atingisse a cabeça do espanhol.

GP da Emilia Romagna de 2021

George Russell, então na Williams, e Valtteri Bottas, na Mercedes, bateram quando o inglês tentou a ultrapassagem. No lance, o pneu dianteiro esquerdo da Williams atingiu a lateral direita do cockpit do carro do finlandês, que nada sofreu por conta do Halo, que mais uma vez fez o seu trabalho, evitando um choque na cabeça de Bottas, neste caso.

GP do Canadá de 2019

Em um lance que mostrou que o Halo também pode evitar acidentes com detritos menores, Romain Grosjean viu detritos da asa dianteira da Toro Rosso de Alexander Albon, tocado por Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo, acertarem o dispositivo de segurança, evitando um choque com sua cabeça. Um pedaço ficou no vão do Halo, e o francês o tirou com a mão.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.