31/07/2019 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A etapa no autódromo lusitano marca a primeira vez nos 15 anos de história do Porsche Carrera Cup em que acontecerá dentro da mesma programação corridas do campeonato de Sprint e uma prova válida pelo Endurance Series. A pista já recebeu corridas da Porsche Cup do Brasil em 2011, 2012 e 2014, mas todas com duração curta.
As categorias da Porsche Cup
A Porsche Cup é disputada com o Porsche 911 GT3 Cup 991 nos modelos I e II. A maior diferença entre ambos está na alimentação dos motores. Com 10 cavalos a mais (460 x 450), o modelo II é 4.0 com motor boxer de alumínio e 6 cilindros montado na parte traseira. Já o modelo I é 3.8, tem 6 cilindros boxer aspirado, sendo com 4 válvulas por cilindro.
Uma subdivisão ocorre também entre os pilotos profissionais e os amadores. Os profissionais correm na classe Carrera Cup e o os amadores, também conhecidos como gentleman drivers, disputam a classe GT3 Cup.
Serão duas corridas para a categoria 4.0 e duas provas também para os pilotos da 3.8, todas na sexta-feira (2). A prova de Endurance será no domingo (4) e o carro vencedor precisará ser o primeiro a completar 300 km de percurso. A corrida terá no máximo 2h30min de duração.
Os 300 km de Estoril
Para a competição de endurance são esperados mais de 30 carros e 60 pilotos no grid. Os pilotos que participarem das corridas de Sprint também podem correr na prova de longa duração.
Os participantes correm em duplas e a competição de endurance terá três etapas ao longo do ano para definir os grandes campeões das classes 3.8 e 4.0. A segunda prova será em 26 de outubro na pista de Goiânia e a prova decisiva acontecerá em Interlagos, sendo com uma duração maior: 500 km.
Sérgio Jimenez, que foi o primeiro campeão mundial do Jaguar I-PACE eTROPHY, também participará do endurance fazendo dupla com Carlos Renaux na classe 4.0. Na mesma categoria, seu companheiro de equipe na Jaguar Brazil Racing, Cacá Bueno disputará a prova ao lado de Sylvio de Barros, que é tricampeão do Porsche GT3 Cup. Cacá e Sylvio competem com apoio de iCarros.
Além de pilotos brasileiros, representantes de outros países também estão confirmados para a etapa de endurance portuguesa.
Autódromo ‘raiz’
Projetada pelo arquiteto brasileiro Ayrton Lolô Cornelsen, a pista do Estoril possui 4,36 km de extensão e 13 curvas. Construído em 1972, o autódromo recebeu 13 Grandes Prêmios de F1, sendo o mais icônico deles em 1985, quando Ayrton Senna conquistou sua primeira vitória na categoria, sob um verdadeiro dilúvio com a Lotus preta.
Talvez você se interesse por:
Análise: GP da Alemanha dá receita para F1 mais emocionante
Hockenheim: palco de época de ouro do Brasil vitorioso na F1
O futuro da F1: novos carros estreiam em 2021
O circuito tem várias áreas de escape com brita, bem diferente dos autódromos mais novos que recebe a F1 atualmente, por isso pode ser considerado um autódromo ‘raiz’. A pista de Estoril também recebeu 13 edições da MotoGP, entre 2000 e 2012, incluindo a vitória do brasileiro Alexandre Barros em 2005.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro