entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Nova Renault, Alpine vence na F1 e faz história com Ocon

Essa foi a primeira vitória de um piloto francês com carro e motor também franceses desde 1983

03/08/2021 - Maria Clara Castro e Rodrigo França/RF1 / Foto: Media Alpine Racing / Fonte: iCarros

A vitória de Esteban Ocon no Grande Prêmio da Hungria foi um dos melhores momentos da Fórmula 1 neste ano, encerrando a primeira metade da temporada com uma prova marcada por um triunfo inesperado, duelos emblemáticos e histórias de redenção.

Era para ser uma corrida previsível já que Hungaroring é um circuito travado, até que as circunstâncias mudaram antes mesmo da largada. A breve chuva tornou a pista molhada e, quando os carros alinharam no grid, eles estavam equipados de pneus intermediários, porém eles não tiveram aderência por falta de melhor aquecimento.

Quando foi dada a largada, logo na primeira curva, Valtteri Bottas tirou Lando Norris e Sergio Perez da prova, bem como colidiu com Max Verstappen, danificando o assoalho do carro da Red Bull.

E, se já não fosse o bastante, Lance Stroll encostou em Charles Leclerc, o que significou fim de prova para os pilotos da Aston Martin e Ferrari.

Foi dada bandeira vermelha e, ao fim dela, começou a prova mais surpreendente da temporada até agora.

A primeira vitória de Ocon na F1

Esteban Ocon, piloto francês de 24 anos, não se classificava entre os dez primeiros há sete corridas e saiu de Hungaroring vitorioso, sendo o primeiro francês a vencer com um carro e motor francês na Fórmula 1 desde Alain Prost com a Renault no GP da Áustria em 1983.

Ocon, ao cruzar a linha de chegada, levou os fãs de F1 à loucura e foi parabenizado até mesmo pelo presidente da França Emmanuel Macron, que em seu twitter escreveu: “Que primeira vitória da Fórmula 1 para o francês Esteban Ocon no GP da Hungria! Com este primeiro sucesso para a equipe Alpine, a indústria automotiva francesa também é destaque. Parabéns a eles!”.

Vindo de um caminho não tão usual quanto outros pilotos de F1, Ocon não teve o apoio de uma família rica. Pelo contrário, seus pais venderam a própria casa para bancar a carreira do filho no kart.

A largada de apenas um carro

E as maravilhas do GP da Hungria não pararam por aí. Uma cena nunca vista na história da categoria deixou os espectadores boquiabertos: uma relargada de apenas um carro.

O que aconteceu foi que, após a bandeira vermelha, as equipes não esperavam a volta da chuva, então os pilotos remanescentes foram para o box trocar o jogo de intermediários por pneus médios.

A Mercedes, no entanto, apostando na vinda da chuva, não mandou Hamilton ir para o box, deixando o heptacampeão na pista. O resultado foi uma cena muito estranha: apenas um carro no grid e quatorze no pit lane.

Depois de uma volta, Hamilton trocou os pneus e caiu para a última posição. O inglês, mais uma vez, mostrou que não é heptacampeão mundial à toa. Escalou o pelotão em uma pista que carece de pontos de ultrapassagens, travando bons duelos, especialmente com o “Príncipe das Astúrias”, Fernando Alonso.

O espanhol soube se defender com maestria e Hamilton só o ultrapassou depois de um erro cometido pelo bicampeão.

A Williams volta a pontuar

A Fórmula 1 possui uma grande comunidade e, consequentemente, há opiniões bem divergentes. Porém, existe quase uma unanimidade no que diz respeito à torcida para a Williams voltar a pontuar e George Russell conquistar seus primeiros pontos na categoria. E o dia finalmente chegou.

A Williams teve seus dois pilotos, Latifi e Russell, terminando a prova nas oitava e nona posições, respectivamente. Emocionado, o jovem piloto britânico falou com lágrimas nos olhos: “Sem palavras... P9, mal consigo acreditar”.

A última vez que a garagista inglesa pontuou foi com Robert Kubica no Grande Prêmio da Alemanha de 2019, quando o polonês terminou a prova na décima posição, depois de os dois carros da Alfa Romeo serem punidos por irregularidades na embreagem.

A Williams agora tem 10 pontos no campeonato e está à frente da Alfa Romeo, que tem 3 pontos, e Haas, que não pontuou ainda.

A Fórmula 1 finalizou a primeira parte da temporada com um GP da Hungria certamente memorável para muitos e volta a acelerar no último fim de semana de agosto em Spa-Francorchamps, na Bélgica. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.