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Interlagos desperta pilotos por um dia

Experts dão dicas para quem sonha em dirigir um carro de corrida num autódromo ou virar piloto

22/11/2013 - Anelisa Lopes / Fotos: iCarros e divulgação / Fonte: iCarros

A atmosfera automobilística que envolve a cidade de São Paulo no fim de semana do Grande Prêmio do Brasil de F1, que acontece no domingo (24), provoca a imaginação dos apaixonados por velocidade, que sonham alto e se imaginam cruzando o traçado de um autódromo rumo ao pódio. Para quem nunca pilotou numa pista profissional, no entanto, é bom saber que não basta cravar o pé no acelerador. 

É preciso muita experiência, conhecimento técnico e treinamento físico. “No caso de um F1, por exemplo, até mesmo o último lugar do grid é um gênio por fazer parte desta categoria, tamanha a complexidade de se pilotar um veículo como este”, diz o jornalista Lucas Litvay, fiel telespectador das provas do campeonato. No início deste ano, a convite de uma montadora, Litvay teve a oportunidade de dirigir um modelo da Lotus no circuito de Paul Ricard, na França. 

Sem nunca ter tido contato com um veículo do tipo, Litvay descreveu como a mais sublime experiência sobre quatro rodas. “O mais incrível não é nem quanto o carro pode acelerar, mas, sim, seu poder de frenagem”, conta. De olho noa corrida de domingo, o iCarros conversou com experts no assunto para dar dicas a quem deseja voar em um autódromo ou se tornar um piloto.

Teste vocacional
O primeiro passo para ganhar as pistas é definir o objetivo da pilotagem. “É preciso definir se a pessoa deseja apenas conhecer seu carro que tem muita potência, ser um piloto amador, profissional ou quais categorias ele deseja disputar”, explica Roberto Manzini, fundador do centro de pilotagem que leva o seu nome. A partir daí, o interessado define os passos a seguir e quanto terá de investir no sonho. 

Mente sã, corpo são
Dedicação e concentração são elementos-chaves para qualquer piloto. Um bom condicionamento físico e alimentação equilibrada fazem a diferença no momento de treinos ou corridas, afinal, automobilismo não deixa de ser uma prática esportiva. “Como as corridas da Posche Cup são rápidas, com cerca de 25 minutos de duração, uma refeição leve antes da prova é suficiente. Mais importante que comer, no entanto, é se hidratar”, diz Sylvio de Barros, piloto da Porsche Cup. 

Corpinho de miss 
Peso e altura podem limitar o sonho de uma grande promessa das pistas, principalmente se for na F1. Afinal, como comportar um gigante dentro de um monoposto? Apesar de não ter regras definidas a respeito de peso e altura, o conjunto carro e piloto deve ser equilibrado. A estrutura física, como pernas muito longas, não pode interferir no projeto do carro.

Look básico
Capacete, Hans (protetor de pescoço), macacão e sapatilhas compõem o uniforme dos pilotos. Na década de 50, a vestimenta se resumia a calças e camisetas de algodão. O capacete se tornou obrigatório nos Estados Unidos em 1935, enquanto o tecido antichamas em 1959. Com o passar dos anos, o desafio dos engenheiros era desenvolver não só uma roupa que protegesse os pilotos como facilitasse a vida a bordo dos carros, cujo interior pode passar dos 50ºC. Afinal, o calor provoca cansaço que, por sua vez, pode ser a causa de má performance e de acidentes. 

Sala de aula
O ex-piloto e atual instrutor de pilotagem do Mitsubishi Racing School, Ingo Hoffmann, brinca ao dizer que pilotar em um autódromo é semelhante ao namoro do porco-espinho. “É preciso muito, mas muito cuidado, pois 100% dos alunos que fazem um curso de pilotagem acham que sabem tudo e terminam o dia descobrindo que não sabem nada”, avalia. Por isso, um dos módulos do seu curso trata somente da parte teórica, como leis, regras e regulamentos sobre pilotagem. 

Para baixo e para cima, para a esquerda e direita
Na opinião de Sylvio de Barros e de Roberto Manzini, Interlagos é uma pista extremamente técnica. Além dos ângulos das curvas, há a inclinação da pista, com aclives e declives. “As curvas cegas exigem uma boa antecipação por parte do piloto. É um traçado que pede experiência”, avalia Barros. Já Manzini destaca que as curvas de Interlagos são, em sua maioria, para o lado esquerdo, no sentido anti-horário, o que faz com que o piloto se canse mais. 

Não confunda semáforo com farol de F1
Aviso aos motoristas que gostam de fazer das ruas uma pista de automobilismo: não há nenhum exercício ensinado nos cursos de pilotagem que possa ser realizado ou aprimorado nas ruas. “Uma das primeiras atividades práticas do curso é aprender a frear e acelerar com o mesmo pé, portanto, o autódromo exige exercícios específicos”, explica Roberto Manzini. Além disso, cada autódromo pede um acerto diferente para a dianteira ou traseira do carro.  

Smartcar
Não é só pela prática que o piloto ganha experiência. Cada vez mais, a tecnologia é usada à favor do desempenho dos competidores. Para favorecer sua performance, o uso da telemetria é um conceito que já se aprende nos cursos de pilotagem. Com ela, os pilotos são informados qual o ângulo que devem percorrer uma curva, qual o melhor ponto de frenagem ou qual a velocidade máxima que devem atingir em uma reta, por exemplo. Vale lembrar que, em uma prova, além de ficar atento ao traçado da pista e ao comportamento do veículo, o piloto também tem de saber interpretar as informações que recebe a todo momento do chefe da equipe ou do instrutor.

 

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