12/05/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
O Autódromo de Interlagos, principal palco do automobilismo brasileiro, está completando 80 anos neste dia 12 de maio. Uma homenagem especial está sendo preparada nos últimos dias com o Mural Ayrton Senna – Superação, que será lançado oficialmente em uma LIVE às 17h nas redes sociais do piloto (Facebook e YouTube). A obra foi pintada pelo artista Eduardo Kobra.
Além de Senna, vários outros pilotos fizeram história no Autódromo José Carlos Pace, que passou por muitas reformas ao longo dos anos, inclusive no comprimento do traçado. Para comemorar essa data especial, vamos relembrar 8 vitórias muito marcantes no circuito, sendo sete delas de pilotos brasileiros na F1.
1- José Carlos Pace – 1975
José Carlos Pace conquistou apenas uma vitória na F1, mas certamente foi no local possível. O triunfo em Interlagos foi histórico pilotando a Brabham com motor Ford. O piloto que faleceu apenas dois anos depois em um acidente de helicóptero e teve seu nome registrado no próprio autódromo como forma de homenagem.
2 - Emerson Fittipaldi - 1973
A primeira vitória de um brasileiro em Interlagos aconteceu com Emerson Fittipaldi em 1973. Pilotando uma Lotus de motor Ford, o bicampeão mundial de F1 largou na segunda posição, mas assumiu o primeiro lugar ainda na largada e dominou a prova, fazendo uma grande festa naquele seria o primeiro GP do Brasil de F1 oficial.
3 - Ayrton Senna em 1991
Ayrton Senna já era o principal nome da F1 em 1991, mas faltava conquistar uma vitória em casa na carreira. Foi justamente nessa corrida épica em Interlagos que ele conseguiu quebrar o tabu. Senna dominou a prova, mas teve que pilotar as 10 voltas finais com problemas de câmbio, completando as últimas apenas com a sexta marcha. Essa prova épica ficou imortalizada na memória dos brasileiros.
4 - Felipe Massa - 2006
Em um cenário perfeito, Felipe Massa conquistou sua primeira vitória em Interlagos na F1 em 2006. Vestindo um macacão especial nas cores do Brasil, ele dominou a prova desde o classificatório, quando fez a pole position. A prova ainda marcou o final de um jejum de 13 anos sem vitórias de um brasileiro em casa na F1.
5 - Emerson Fittipaldi – 1974
A segunda vitória de Emerson Fittipaldi também foi muito especial na F1, desta vez pilotando a McLaren-Ford. Em 1974, Emerson ainda conquistaria seu bicampeonato mundial, após ter sido campeão também em 1972. Na prova de Interlagos, Emerson chegou a perder a liderança para Carlos Reutemann e Ronnie Peterson nas primeiras voltas, mas recuperou o primeiro lugar com uma bela ultrapassagem na 16ª volta sobre Peterson, para delírio de Interlagos. Após essa ultrapassagem, ninguém conseguiu segurar a McLaren de Emerson até o final das 40 voltas.
6 - Ayrton Senna - 1993
Em 1993, Ayrton Senna não precisou lutar contra o próprio carro para vencer, mas tinha um adversário até mais complicado, as Williams de Alain Prost e Damon Hill. Largando em terceiro, o brasileiro pulou para a segunda posição ao superar o francês na largada. No meio da prova, Ayrton foi punido com um stop and go de 10 segundos, mas foi aí que veio uma ajudinha dos céus para que ele retornasse na disputa pela vitória. Começou a chover.
Na segunda parte da prova, Senna aproveitou a batida de Prost com a pista molhada para voltar ao segundo lugar e, quando a pista começou a seca, colocou pneus slicks em sua McLaren para voltas depois superar Hill na 41ª volta. A partir daí, Senna liderou até o final. Na bandeirada, a arquibancada de Interlagos foi ao delírio, com os fãs invadindo o circuito.
7 - Felipe Massa – 2008
A última vitória de Felipe Massa em Interlagos foi também a sua última na F1 e a mais dolorosa. Em dia impecável do brasileiro, Massa lutava pelo título da temporada contra ninguém menos que Lewis Hamilton, ainda em seu início de carreira na McLaren. Na última volta, Massa chegou a completar a prova em um cenário que lhe daria o título, com Hamilton em quinto lugar. Na curva da junção, nos metros finais, Hamilton conseguiu alcançar o quarto lugar passando Timo Glock e garantiu o título de 2008 no foi que a decisão mais emocionante da história da F1.
8 - Vitória de Button e título de Vettel - 2012
Tetracampeão mundial de F1, Sebastian Vettel conquistou seu tricampeonato em uma prova emocionante em Interlagos na temporada 2012. O alemão rodou ainda na primeira volta após um toque com Bruno Senna, mas mesmo assim conseguiu chegar em sexto lugar, garantindo o título mundial com apenas três pontos de vantagem sobre Fernando Alonso, da Ferrari. O espanhol foi o segundo na prova, atrás apenas de Jenson Button, vencedor da corrida com a McLaren.
A corrida ficou marcada por um total de 147 ultrapassagens, recorde em uma corrida sob chuva na F1. Essa prova também foi especial por ter sido a despedida de Michael Schumacher da categoria.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro