02/10/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Única fabricante de motores que foi capaz de bater a Mercedes em 2020, a Honda anunciou sua saída da F1 ao final da temporada de 2021. A notícia causou surpresa nos bastidores da categoria e foi recebida com lamentação pelas equipes Red Bull e Alpha Tauri, que utilizam motores Honda.
Leia mais:
+ Ex-chefão da Ferrari é o novo CEO da F1 a partir de 2021
+ 500 Milhas de Kart será realizada em 28/11 com novo formato
+ Vídeo: o carro que Senna ganhou em uma aposta há 30 anos
“Apesar de estarmos desapontados em não continuar a nossa parceria com a Honda, estamos enormemente orgulhosos do nosso sucesso conjunto, com quatro vitórias e 15 pódios para as duas equipes pertencentes à Red Bull”, disse Christian Horner, chefe da equipe Red Bull.
Apesar de mais um ano com domínio da Mercedes, a Honda conseguiu vencer o GP dos 70 anos da F1, disputado em Silverstone, com Max Verstappen (Red Bull), além de ter triunfado também em Monza, no GP da Itália, com Pierre Gasly (Alpha Tauri). Foram as únicas corridas que não tiveram vitórias de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas em 2020.
Horner ainda apontou que a saída da Honda acontecerá por conta das mudanças do mercado automotivo.
“A mudança de foco na indústria automotiva levou à decisão da Honda de redirecionar os recursos, e entendemos e respeitamos as razões por trás disso. A decisão deles obviamente nos apresenta um desafio enquanto equipe, sendo que já estivemos nesta posição, mas estamos bem preparados e equipados para responder efetivamente, como provamos no passado”, completou o chefe da Red Bull.
Presidente e diretor executivo da Honda, Takahiro Hachigo falou sobre a importância do trabalho da Honda dentro da F1 nas últimas temporadas.
“Em 2015, a Honda voltou a competir na F1, a categoria de maior prestígio no mundo do esporte a motor, com a meta de vencer utilizando nossa própria tecnologia de gerenciamento de energia. E essa é nossa sexta temporada. Inicialmente, a Honda viveu dificuldades de desempenho e confiabilidade e continuou numa batalha desfavorável. Mas, demonstrando a força coletiva de toda a Honda – incluindo utilização de nossas tecnologias de motores de aviões para melhorar o desempenho, bem como a produção em massa de tecnologias que melhorassem a eficiência de combustão dos nossos motores – fomos capazes de aumentar significativamente nossa competitividade”, disse Hachigo.
Em 2020, a Red Bull ocupa a segunda colocação no campeonato de construtores e a Alpha Tauri é a sétima colocada entre as dez equipes do grid.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro