22/02/2019 - Rodrigo França, em Barcelona (Espanha) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Em uma concorrida entrevista coletiva nesta semana em Barcelona, onde o iCarros acompanhou a primeira semana de testes, o pentacampeão mundial da F1 foi categórico. "A Ferrari está muito forte agora, estão parecendo ótimos. Eles também estão acumulando grande quilometragem, então parece que eles têm um pacote melhor do que no ano passado. Isso significa que será um desafio ainda maior para nós este ano”, explicou o piloto da Mercedes.
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O time que dominou a F1 desde o início da nova era turbo - vencendo todos os campeonatos desde 2014 - focou no desenvolvimento do carro nos três primeiros dias, só colocando os pneus mais macios (C5, o mais rápido dos cinco disponíveis) no dia final, com Bottas virando 1min17s857. Não se sabe quanto combustível estavam usando, mas eles viraram praticamente o mesmo tempo que Charles Leclerc e Sebastian Vettel registraram com compostos mais duros dos pneus Pirelli (C3), em 1min18s0 - a diferença entre os dois compostos é superior a um segundo, de acordo com a própria fabricante italiana.
“Para nós, estamos apenas cavando fundo tentando entender o carro, praticamente o mesmo que no início de cada ano. As Ferraris sempre parecem particularmente fortes, particularmente nos últimos anos, elas pareciam fortes logo no início”, completou Hamilton.
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Outro indicativo do bom início da Ferrari vem do entusiasmo de Vettel. Ao longo da semana, o alemão não escondia a satisfação de ver um carro equilibrado em todas as saídas, sobretudo quando simularam corridas - os chamados "long runs".
"Foi um dia inacreditável. Estava esperando precisar tirar meu tempo para entender o carro, mas nem precisei de muito, o carro estava do jeito que eu queria. Obviamente é muito cedo, é só o primeiro dia, então significa ainda pouca coisa, mas não podemos deixar de elogiar o trabalho que teve o pessoal da fábrica", disse Vettel no final da sessão quando liderou os tempos.
Para os pilotos que viraram na casa de 1min17s, com exceção da dupla da Mercedes, a impressão no paddock é que os tempos eram mais próximos ao de um carro simulando classificação, caso de Renault, Toro Rosso e Alfa Romeo (ex-Sauber). Em todo caso, os três times mostraram evolução. Neste pelotão, pode-se incluir mais duas equipes na briga pela quarta força: a McLaren, que andou bem com os novos motores Renault, e a Haas, que também teve como destaque a participação do piloto de testes Pietro Fittipaldi em dois dias.
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A Racing Point (ex-Force India), que se destacou nos últimos anos como esta quarta melhor equipe, esteve longe de impressionar na primeira semana na Espanha com Lance Stroll e Sergio Perez. Por outro lado, a Red Bull ainda aparece como potencial candidata a se intrometer na briga de Ferrari e Mercedes - não se deve se enganar pelos tempos discretos, e sim se impressionar com a boa quantidade de voltas que o time de Pierre Gasly e Max Verstappen fez com os motores Honda. A expectativa é que o time, se não conseguir brigar pelo título, pelo menos consiga brigar por vitórias em 2019.
Já uma certeza ficou clara na pré-temporada - infelizmente para os entusiastas da Williams: o time vai de mal a pior neste começo de ano, perdendo dois dias de treinos e fazendo poucas voltas competitivas em Barcelona. A lanterna do grid parece ter dono em 2019.
Confira os melhores tempos de cada piloto nos 4 dias (e quantidade total de voltas):
1) Nico Hülkenberg Renault R.S.19 / Renault E-Tech 19 / 1’17.393 24 voltas
2) Alexander Albon Toro Rosso STR14 / Honda RA619H / 1’17.637 136 voltas
3) Daniil Kvyat Toro Rosso STR14 / Honda RA619H / 1’17.704 137 voltas
4) Kimi Räikkönen Alfa Romeo C38 / Ferrari 064 / 1’17.762 138 voltas
5) Daniel Ricciardo Renault R.S.19 / Renault E-Tech 19 / 1’17.785 34 voltas
6) Valtteri Bottas Mercedes F1 W10 EQ Power+ / Mercedes F1 M10 EQ Power+ / 1’17.857 57 voltas
7) Lewis Hamilton Mercedes F1 W10 EQ Power+ / Mercedes F1 M10 EQ Power+ / 1’17.977 58 voltas
8) Charles Leclerc Ferrari SF90 / Ferrari 064 / 1’18.046 138 voltas
9) Sebastian Vettel Ferrari SF90 / Ferrari 064 / 1’18.350 134 voltas
10) Lando Norris McLaren MCL34 / Renault E-Tech 19 / 1’18.431 132 voltas
11) Antonio Giovinazzi Alfa Romeo C38 / Ferrari 064 / 1’18.511 154 voltas
12) Carlos Sainz McLaren MCL34 / Renault E-Tech 19 / 1’18.558 119 voltas
13) Romain Grosjean Haas VF-19 / Ferrari 064 / 1’18.563 64 voltas
14) Kevin Magnussen Haas VF-19 / Ferrari 064 / 1’18.720 66 voltas
15) Pierre Gasly Red Bull RB15 / Honda RA619H / 1’18.780 146 voltas
16) Max Verstappen Red Bull RB15 / Honda RA619H / 1’18.787 109 voltas
17) Pietro Fittipaldi Haas VF-19 / Ferrari 064 / 1’19.249 48 voltas
18) Lance Stroll Racing Point RP19 / Mercedes F1 M10 EQ Power+ / 1’19.664 72 voltas
19) Sergio Pérez Racing Point RP19 / Mercedes F1 M10 EQ Power+ / 1’19.944 30 voltas
20) George Russell Williams FW42 / Mercedes F1 M10 EQ Power+ / 1’20.997 17 voltas
21) Robert Kubica Williams FW42 / Mercedes F1 M10 EQ Power+ / 1’21.542 48 voltas
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