26/07/2019 - Rodrigo França / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
O GP da Alemanha de F1 será palco das comemorações dos 125 anos da presença da Mercedes no automobilismo. A equipe que vem dominando a categoria nas últimas seis temporadas terá inclusive uma pintura especial para os carros dos pilotos Lewis Hamilton e Valtteri Bottas em Hockenheim neste final de semana.
O envolvimento da marca com o esporte a motor começou nos primórdios do automóvel, mais precisamente na França em 1894, quando foi organizada a primeira corrida da história, entre as cidades de Paris e Rouen. Depois de 125 anos, é inegável que a supremacia da Mercedes na F1 mostra o quanto este DNA das pistas está presente na evolução do automóvel.
Desde 2014, quando a principal categoria do automobilismo mundial introduziu a nova era turbo, com motores híbridos (com recuperação de energia), a Mercedes conquistou todos os títulos, sendo quatro com Lewis Hamilton e um com Nico Rosberg. No campeonato de 2019, o time lidera com dobradinha, com o britânico à frente de seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas.
Vitória centenária
A primeira vitória da Mercedes-Benz foi em 1901, na Semana de Nice. O veículo utilizado por Emil Jellinek, um Mercedes 35 PS, é tido como um ícone de progresso na história, considerado o primeiro automóvel de corrida moderno. Sete anos depois, outra importante conquista: a vitória do Grande Prêmio da França, quando o Mercedes 140 PS chega à frente de dois veículos de corrida da Benz.
Sucessivas vitórias foram obtidas tanto pela então Daimler-Motoren-Gesellschaft como pela Benz&Cie. A fusão ocorreu em 1926, originando a Daimler AG ao unir as atividades de sucessos das duas marcas.
Em paralelo às vitórias nas pistas, a Mercedes-Benz também inspirava com numerosos recordes. A lenda do “Flechas de Prata” começa com os veículos de corrida Mercedes-Benz W 25 Grand Prix, que dominaram as competições europeias a partir de 1934.
Das pistas para as ruas
Voltando a 2019, a supremacia da Mercedes é tamanha que Hamilton caminha para bater os principais recordes da F1. E o sucesso da equipe nas pistas também já traz conceitos para seus carros, de rua, como o motor de arranque/alternador EQ Boost, que pode fornecer 22 cavalos de potência adicional.
Combinando o motor de partida ao alternador, este recurso é instalado entre o motor e a transmissão e melhora ainda mais a performance e o dinamismo de condução, reduzindo o consumo de combustível e as emissões em modelos como o Mercedes-AMG E 53, recém chegado ao Brasil.
Talvez você se interesse por:
Hamilton na busca pelos recordes da F1 de Senna e Schumacher
Hockenheim: palco de época de ouro do Brasil vitorioso na F1
O futuro da F1: novos carros estreiam em 2021
São tantas as inovações que vieram das pistas de marcas presentes há mais de 100 anos nas competições que o fã de automobilismo pode ter uma certeza: as soluções que funcionam para ganhar corridas serão logo implementadas para o nosso dia-a-dia nas ruas.
Foi assim com inovações complexas como câmbio semi-automático e freio ABS até as soluções mais simples e triviais como o espelho retrovisor. Agora é assistir às próximas corridas e tentar advinhar quais serão as inovações dos próximos 125 anos.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro