17/08/2022 - Maria Clara Castro/RF1 / Foto: Divulgação/LAT / Fonte: iCarros
Com intuito de controlar o porpoising, a Federação Internacional do Automobilismo (FIA), nesta terça-feira (16), aprovou mudanças no regulamento técnico da Fórmula 1, como o aumento da altura dos carros, para assim garantir a segurança dos pilotos, bem como evitar que os mesmos sofram qualquer tipo de lesão durante as atividades nos carros de F1.
Parte das medidas serão imediatas, passando a ser implantadas já na temporada de 2022, enquanto que outras farão parte a parte do ano seguinte.
No Grande Prêmio da Bélgica, o qual acontecerá nos dias 26 a 28 de agosto no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, será medido pela FIA o grau do fenômeno, de modo que as equipes deverão operar dentro de um novo estabelecido limite.
Além disso, dentre as medidas aprovadas nesta terça-feira, está a redefinição dos requisitos de rigidez do assoalho e de peças que circundam furos de medição de espessura.
Na próxima temporada, aumentará 15 mm a altura do assoalho e também crescerão a altura do funil do difusor, bem como a rigidez da borda do difusor.
“A segurança é absolutamente a maior prioridade para a FIA e dedicamos tempo e recursos significativos à análise e resolução da questão do porpoising. Discuti pessoalmente este assunto com as equipes e pilotos e, embora existam algumas diferenças de opinião devido a diferentes posições competitivas, é muito claro que a FIA tem o dever de agir e garantir que os pilotos não sejam colocados em risco indevido de lesão como resultado deste fenômeno”, declarou Mohammed Ben Sulayem em comunicado divulgado pela FIA.
O que é porpoising?
O porpoising é um fenômeno aerodinâmico que os carros de F1 começaram a sofrer a partir da filosofia do “efeito solo", em que o fluxo de ar passa por baixo do carro, puxando-o para baixo, quase que o grudando na pista.
O ponto é que quanto mais rápido o piloto for, mais o carro quer ser grudado no chão. Se ele chegar muito perto do solo, o fluxo de ar pode parar, o que significa que a pressão aerodinâmica diminua. Nesse ponto, os carros “pulam” para cima.
Trata-se de um ciclo contínuo, principalmente nas retas da pista: o fluxo do ar passa por debaixo do carro, o carro acelera muito, aproximando-se do chão, o fluxo de ar por baixo é interrompido, a pressão aerodinâmica cai, fazendo o carro desgrudar, pulando. Este ressalto agressivo é o porpoising.
O fenômeno em questão vem sendo destaque na atual temporada da Fórmula 1, sendo consequência dos projetos dos carros de algumas equipes da categoria, como a Mercedes. A preocupação principal é a saúde dos pilotos, uma vez que há a crença que o acúmulo de várias quicadas em alta velocidade possa resultar em microlesões na massa cefálica.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro