20/12/2019 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Ferrari Media e Wolfgang Wilhelm / Fonte: iCarros
A Fórmula 1 anunciou nesta semana um levantamento do público total que compareceu aos Grandes Prêmios da categoria em 2019. Com um aumento de 1,75% em relação ao ano passado, cerca de 4 milhões de pessoas foram a pelo menos um dos 21 Grandes Prêmios no ano.
Três finais de semana de corrida ainda tiveram mais de 300 mil espectadores presentes: Grã-Bretanha com 351 mil, México com 345.694 e Austrália com 324.100 pessoas. Além disso, mais de um terço dos GPs (8) recebeu pelo menos 200 mil pessoas.
Chefe comercial da F1, Sean Bratches valorizou o crescimento da categoria no ano e mostrou-se animado para o aniversário de 70 anos da F1.
“Nossa missão é fomentar o maior espetáculo de corrida do planeta e proporcionar aos nossos fãs uma experiência que nunca esquecerão. Portanto, estamos muito satisfeitos ao ver que, com base em pesquisas realizadas no local, os participantes dos eventos desfrutam de sua experiência durante um fim de semana de corrida e estamos determinados a garantir que continuem assim”, diz Sean.
Recorde de público
A 90ª edição do Grande Prêmio da Itália, em Monza, foi disputada em setembro de 2019 e registrou um recorde de público em solo italiano: 200 mil pessoas viram o domínio da Ferrari ao longo do final de semana com pole e vitória de Charles Leclerc.
O triunfo em Monza, inclusive, quebrou o jejum de vitórias da equipe italiana no circuito, que não via uma vitória da Ferrari desde 2010 com o espanhol Fernando Alonso.
Marcado por homenagens aos 25 anos de legado de Ayrton Senna, tricampeão mundial de F1, o GP do Brasil de Fórmula 1 recebeu seu maior público desde 2001, registrando um pouco mais de 158 mil torcedores ao longo do final de semana no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). No final das contas, a vitória ficou com o holandês Max Verstappen, da Red Bull.
Aumento de público no GP 1000
Seis cidades tiveram um aumento de pelo menos dois dígitos na porcentagem de público se comparados aos anos anteriores: China, Áustria, Bélgica, Singapura, Japão e Estados Unidos.
Com a Fórmula 1 completando 1000 GPs em 2019, o maior aumento no público foi justamente no palco dessa prova especial: o Circuito Internacional de Xangai, na China, que contou com um aumento de 30% de espectadores presentes no dia da corrida.
Calendário com 22 corridas
A Fórmula 1 já definiu seu calendário para 2020 com duas novas pistas e uma corrida a mais no ano. Hanói, no Vietnã, e Zandvoort, na Holanda, passam a integrar a lista dos Grandes Prêmios da categoria – um GP de F1 não era disputado em solo holandês desde 1985, quando Niki Lauda venceu no traçado e Ayrton Senna também subiu no pódio, em terceiro lugar. Alain Prost foi o segundo colocado.
Enquanto isso, o GP da Alemanha, em Hockenheim, volta a sair do calendário da categoria.
“2019 foi uma temporada incrível e já estamos ansiosos para o próximo ano, quando Hanói e Zandvoort se juntarão ao nosso calendário de 22 corridas e quando a Fórmula 1 comemora seu 70º aniversário”, completa Bratches.
Confira o calendário completo da F1 em 2020:
19-21 de fevereiro (Pré-temporada) - Teste 1 - Barcelona
26-28 de fevereiro (Pré-temporada) - Teste 2 - Barcelona
15 de março - Melbourne (Austrália)
22 de março - Shakir (Bahrein)
5 de abril - Hanói (Vietnã)
19 de abril - Xangai (China)
3 de maio - Zandvoort (Holanda)
10 de maio - Barcelona (Espanha)
24 de maio - Monte Carlo (Mônaco)
7 de junho - Baku (Azerbaijão)
14 de junho - Montreal (Canadá)
28 de junho - Le Castellet (França)
5 de julho - Spielberg (Áustria)
19 de julho - Silverstone (Reino Unido)
2 de agosto - Budapeste (Hungria)
30 de agosto - Spa-Francorchamps (Bélgica)
6 de setembro - Monza (Itália)
20 de setembro - Singapura (Singapura)
27 de setembro - Sochi (Rússia)
11 de outubro - Suzuka (Japão)
25 de outubro - Austin (Estados Unidos)
1º de novembro - Cidade do México (México)
15 de novembro - São Paulo (Brasil)
29 de novembro - Yas Island (Abu Dhabi)
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro