27/04/2021 - Luiz Felipe Chaguri e Luca Machado/ RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
A Fórmula 1 anunciou nesta segunda-feira (26) que fechou um acordo unânime entre as 10 equipes da categoria para que o grid de largada seja definido com uma corrida mais curta nos sábados das etapas.
Mas se você é um fã raiz, pode ficar tranquilo. Isso somente vai acontecer em três etapas na temporada 2021, portanto é uma medida experimental da categoria.
Leia mais:
+ Cacá Bueno após pole e pódio: "vamos disputar o título"
+ Saiba tudo sobre a Fórmula 1 em Ímola
+ 5 motivos para você não perder a Fórmula 1 em Ímola
As pistas que vão receber esse novo formato, com corridas classificatórias no sábado, ainda serão definidas. Entre as mais especuladas estão Silverstone e Monza, algumas das mais icônicas da F1. Quem sabe até Interlagos possa receber uma “corrida sprint” da F1 no futuro?
Como funciona a corrida classificatória da F1?
Esse novo formato de classificação para os Grandes Prêmios faz parte de uma estratégia da F1 para atrair fãs com um produto mais interessante e de maior audiência para todas as plataformas.
A etapa funcionará da seguinte forma: haverá um treino livre na sexta-feira de 60 minutos e o treino classificatório tradicional será antecipado do sábado para o dia anterior. No sábado haverá o segundo treino livre de 60 minutos e algumas horas depois acontecerá a tão aguarda corrida classificatória.
Os pilotos da F1 vão percorrer aproximadamente 100 km na corrida curta, ou seja, um terço do que costuma ser um GP completo. O resultado desse Sprint Qualifying definirá o grid de largada para corrida de domingo.
A prova Sprint vai conceder três pontos extras ao vencedor, dois pontos ao segundo colocado e um ponto ao terceiro do pódio.
Presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt acredita que o novo formato será um sucesso.
"Estou feliz em ver que a F1 está procurando novas maneiras de engajar os fãs e aumentar o espetáculo no final de semana de corrida através desse conceito de prova sprint. Isso só foi possível graças à contínua colaboração entre FIA, F1 e todas as equipes", disse Todt.
A F1 já vinha debatendo propostas em parceria com a FIA para tentar aumentar o entretenimento de seus eventos. Até corrida com grid invertido já foi cogitada, mas nunca havia algo do papel.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro