entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Conheça 6 carros que fizeram história com Ayrton Senna

Tricampeão mundial de F1, Senna pilotou por quatro equipes na F1 e em outras duas nas categorias de acesso na Inglaterra

11/06/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Ayrton Senna correu em diversos modelos de carros ao longo de sua carreira. Se contarmos apenas aqueles com os quais disputou campeonatos, foram 14 modelos diferentes, entre 1981, quando entrou para a Fórmula Ford, até 1994 pela Williams. 

Leia mais:
+ F1 Virtual: grid em Baku tem 8 titulares e irmãos Fittipaldi
+ Qual diferença de um F1 para Indy, WEC ou F-E?
+ F1 está de volta: confira o novo calendário 2020

Desde as categorias de base do automobilismo, o piloto brasileiro já se destacava com números impressionantes, alcançando feitos incríveis com diferentes máquinas. Nós separamos seis desses carros marcantes de Senna e relembrarmos histórias de cada um.

Van Diemen RF82

Em 1982, Ayrton Senna ainda não estava na Fórmula 1, mas chamava atenção nas categorias de base do automobilismo europeu. Após um ano na Formula Ford 1600, o brasileiro foi destaque com o Van Diemen RF82, carro com que mais obteve vitórias em sua carreira.

Com motor 2.0 e pneus slick, além de asas dianteiras e traseiras, a máquina era cerca de 4 segundos mais rápida que o carro utilizado por Senna no ano anterior. Ayrton sobrou no Campeonato Inglês e no Europeu com números avassaladores ao final do ano: 22 vitórias, 18 poles e 22 voltas mais rápidas em 28 provas disputadas.

Toleman TG184

Senna chegou à Fórmula 1 em 1984 e teve uma adaptação rápida ao carro da Toleman, equipe que costumava andar no pelotão intermediário do grid. Mesmo com pouca confiabilidade ao longo do ano, o TG184 possuía um motor Hart de 4 cilindros em linha, suspensão com flexibilidade variável e pesava aproximadamente 540 quilos. O chassi, inclusive, era um dos destaques do carro por sua estabilidade. Senna também se apresentaria ao mundo do automobilismo com um show em Mônaco. Sob forte chuva no Principado, Senna garantiu a segunda colocação na prova e conquistou seu primeiro pódio na F1. Ele também voltou ao pódio em Brands Hatch e em Estoril.

Lotus 97T

A Lotus 97T, famosa pela pintura preta e dourada na temporada de 1985, tinha um tanque de gasolina de 220 litros, além do motor Renault V6 e um peso aproximado de 540 quilos. Era um carro mais veloz e competitivo que o Toleman, porém também não era dos mais confiáveis, principalmente por consumir muito combustível.

Em 1985, o Lotus 97 conquistou 8 poles, sendo 7 delas de Senna e uma de Elio de Angelis, além de três vitórias ao longo do ano. Ayrton conquistou sua primeira vitória na F1 em Portugal, além de garantir sua primeira das cinco vitórias conquistadas em seu circuito preferido: Spa-Francorchamps. De Angelis venceu em San Marino. A Lotus 97T foi o carro que deu chances para Ayrton competir com as outras grandes equipes da época: McLaren, Ferrari e Williams.

Lotus 99T

Em 1987, Senna disputou sua terceira temporada consecutiva com a Lotus e foi neste ano que conquistou sua melhor classificação no Mundial de Pilotos com time, o terceiro lugar. Pilotando a Lotus 99T, com a pintura icônica em amarelo, Ayrton se destacou muito nos circuitos de rua.

Um dos trunfos do carro era justamente a suspensão ativa, que auxiliava o piloto na hora de lidar com as oscilações da pista. O brasileiro conquistou vitórias em Mônaco, a primeira da sua seis no Principado, e em Detroit. Senna assinou com a McLaren para o ano seguinte.

McLaren MP4/4

A McLaren MP4/4 fez história na Fórmula 1 em 1988 ao conquistar 15 das 16 vitórias da temporada e por isso é considerado por muitos fãs o melhor carro de todos os tempos da F1.  

Para completar esse Dream Team das pistas, os pilotos eram ninguém menos que Ayrton Senna e Alain Prost. O McLaren MP4/4 tinha motor Honda V6 Turbo, potência de 675 cavalos e capacidade para 150 litros de combustível no tanque.

Naquela temporada, o brasileiro se tornou campeão mundial de F1 pela primeira vez e iniciou uma trajetória de sucesso com a equipe inglesa, na qual conquistou seus três títulos na categoria (1988, 1990 e 1991) e venceu 35 corridas.

McLaren MP4/6

A McLaren pilotada por Senna em 1991 ainda é o último carro com motor V12 ou transmissão totalmente manual a vencer um campeonato mundial. Com sete vitórias ao longo do ano, inclusive com seu primeiro triunfo em Interlagos, Ayrton sagrou-se tricampeão mundial naquele que seria sua última máquina dominante na F1. 

Mesmo com o crescimento da Williams durante a temporada, Senna conseguiu garantir o título com uma prova de antecedência, no GP do Japão. Um dos trunfos de Senna foi justamente ter conseguido sua melhor sequência de vitórias na F1, com quatro triunfos seguidos nas quatro primeiras corridas de 1991.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.