11/02/2021 - Rodrigo França / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
O que você faria com um modelo BMW M4 na sua garagem? Talvez fosse um desperdício deixá-la parada enquanto este carro na verdade nasceu para mostrar toda sua performance nas pistas, certo?
Leia mais:
+ BMW M5 CS: o carro mais potente da marca alemã
+ Fim da novela: Hamilton renova com a Mercedes para 2021
+ Demitido na F1, Albon disputará DTM com Ferrari 488 GT3 Evo
Pois foi com este pensamento que a Eurobike está preparando este modelo para competir no Campeonato Brasileiro de Endurance, o principal do Brasil para corridas de longa duração (com provas de 4 horas, inspiradas nas tradicionais 24 Horas de Le Mans).
O novo BMW M4 participa da estrelada categoria GT4, que vem sendo uma das mais disputadas do Endurance Brasil, com modelos que poderiam estar certamente no topo de qualquer estande das melhores montadoras do mundo em um Salão do Automóvel.
No Brasil, o carro da Eurobike será pilotado por Henry Visconde e Tiel Andrade, havendo a possibilidade de ser inscrito um terceiro piloto.
“Este carro é muito competitivo nos campeonatos europeus de GT4 europeus e temos certeza de que vai andar muito bem aqui no Brasil”, confia Carlos Geison Andrade, chefe da equipe MC Tubarão. O time gaúcho é o responsável pela preparação e pelo trabalho de box dos carros da Eurobike.
“Além de ser mais novo, M4 GT4 sai da fábrica pronto para correr. O M3 que vinha sendo usado até as Mil Milhas (realizada no dia 24 de janeiro) foi preparado e desenvolvido ‘dentro de casa’, aqui no Brasil”, compara.
Carro de rua pronto para pista
A letra M desta linha da BMW é uma abreviação de Motorsport, portanto todos os carros que possuem esse DNA estão voltados para o máximo de potência e performance.
Como o seu próprio preparador admite, o BMW M4 GT4 já nasceu pronto para a pista. Isso porque ele aproveita a estrutura do modelo de rua, mas com capô, para-lamas, portas e outros componentes feitos de fibra de carbono para diminuir peso.
O motor 3.0 biturbo de 6 cilindros em linha tem 2.979 cm³ e potência mínima de 430 cv, podendo chegar a 480 cv. A versão original de fábrica do M4 2020 possui especificações bem semelhantes com essa versão de pista.
São 431 cv de potência e 56,1 kgfm de torque, com câmbio automatizado de seis marchas e dupla embreagem.
Ora, mas se ele pode chegar a quase 500 cavalos, porque a equipe e o preparador não o fazem? Isso ocorre porque cada campeonato tem seu BOP (Balanço de Performance, na sigla em inglês) determinado no regulamento.
O câmbio no modelo de competição tem sete marchas (uma a mais que o original de fábrica) e o piloto também conta com sistemas eletrônicos como ABS e controles de tração e de estabilidade.
Sim, são itens de “conforto” a um gentleman driver, mas que podem ajudar muito nas pistas também - sobretudo em situações extremas, como caso de provas com chuva.
A estreia oficial do novo BMW M4 GT4 será na abertura da temporada 2021 do Endurance Brasil, marcada para 3 de abril em Interlagos. Bem melhor do que ficar na garagem de um colecionador, concorda?
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro