28/01/2021 - Luca Machado e Rodrigo França / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Leia mais:
+ Pietro Fittipaldi revela bastidores de sua estreia na F1
+ F1 altera calendário e Bahrein abre temporada 2021
+ Stock Car revela calendário de corridas para 2021
O mundo dos videogames, seja através do jogo oficial da F1 ou da plataforma iRacing, trouxe uma nova possibilidade de diversão para pilotos amadores e até profissionais.
O Desafio Virtual das Estrelas, por exemplo, surgiu com o intuito de arrecadar doações para ajudar com programas de combate à covid-19 e reuniu grids estrelados, com pilotos da F1, F2, F3, Indy e muito mais – além de pilotos especialistas no mundo virtual do esporte a motor.
Organizado por Enzo Fittipaldi e Eduardo Barrichello, foi o principal torneio brasileiro de automobilismo virtual em 2020, reunindo mais de 120 mil visualizações ao longo das cinco etapas, que foram transmitidas ao vivo no YouTube. Desde então, os esportes virtuais tiveram um crescimento enorme e novas iniciativas surgiram.
Fittipaldi Brothers Racing Series by Apoka
Agora no início de 2021, um novo campeonato será organizado pelos irmãos Fittipaldi em parceria com o streamer Ale Apoka: o Fittipaldi Brothers Racing Series by Apoka, que tem como objetivo apoiar e profissionalizar o automobilismo nos esportes eletrônicos.
Apoka, inclusive, já tem experiência com torneios virtuais de automobilismo na Twitch e organiza seu próprio campeonato, a Apoka Series.
Os irmãos Fittipaldi estão cada vez mais envolvidos no mundo dos games com suas transmissões na Twitch, plataforma de transmissões ao vivo que cresce a cada dia e sempre foi muito focada nos jogos eletrônicos.
Envolvidos com os principais streamers desde o ano passado, como Alexandre “Gaules” e Ale Apoka, os Fittipaldi agora terão seu próprio campeonato, que terá 10 equipes e 20 pilotos no total.
"A maior inclusão e necessidades muito menores em questão financeira fazem com que diversos apaixonados pelo esporte tenham nos esportes eletrônicos uma chance, mesmo que virtualmente, de competir no mundo do automobilismo”, diz Pietro Fittipaldi, que representou o Brasil na F1 disputando as duas últimas corridas da temporada 2021 pela Haas F1 Team.
Tanto Enzo quanto Pietro, inclusive, disputaram o campeonato virtual da Fórmula 1 em 2020, organizado pela categoria para ocupar seu calendário. Neste domingo (31), os irmãos correrão como companheiros de equipe na Haas pela estreia da F1 Virtual 2021, que terá como palco o Red Bull Ring, na Áustria.
Equipes podem reunir até 70 pilotos
Foi anunciado nesta semana também que a Maxon Oil, empresa do mercado de lubrificantes, agora patrocinará a Kings of Asphalt (Koa), equipe que reúne mais de 70 pilotos virtuais.
As corridas acontecem em diversas plataformas e a entrada para o automobilismo virtual requer um investimento financeiro muito menor do que o real, o que democratiza o esporte.
“Com um controle de vídeo game você já consegue participar. Tirando o fato de que não estará dentro de um carro real, todo o resto da experiência é muito similar a das pistas físicas, incluindo o esforço físico, a necessidade de preparar o carro para a corrida, a emoção de cada etapa”, diz Fernando Albertoni, sócio da Koa.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro