entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

As diferenças da Stock Car para os Mundiais de Turismo

Piloto de fábrica da Mercedes, Felipe Fraga analisa o tema e comenta sobre o respeito aos pilotos do Brasil no exterior

12/05/2021 - Luca Machado e Luiz Felipe Chaguri / Foto: RF1 / Fonte: iCarros

Mais jovem campeão da Stock Car na temporada de 2016, na época com 21 anos, Felipe Fraga deixou a categoria no final de 2019 com 18 vitórias, 28 pódios e 8 pole positions conquistadas.

Com um novo desafio na carreira, o piloto tocantinense passou a focar em corridas internacionais de GT e protótipos nos maiores campeonatos do mundo, como o WEC (World Endurance Championship) e Intercontinental GT na Europa, além do IMSA nos EUA e muitos outros. 

Sobre a diferença entre a Stock Car e as principais competições com carros de turismo no exterior, no entanto, Fraga analisou o grande respeito que os pilotos estrangeiros tem pelo esporte a motor brasileiro.  

Veja as últimas notícias de automobilismo:
+ Lewis Hamilton iguala recorde de Ayrton Senna na F1
+ Fórmula E X F1: o primeiro comparativo em Mônaco
+ Endurance Brasil:  Cacá e R. Baptista garantem 2º lugar em GO

“Todo mundo na Europa e nos Estados Unidos, enfim, nas maiores categorias do mundo de GT, de protótipo e etc, todos sabem o que é Stock Car”, afirmou Fraga, em entrevista ao programa Velocidade iCarros na última quarta-feira (05). 

Confira o programa em nosso canal do YouTube:

O tocantinense, que conquistou um pódio na abertura do WEC 2021 em Spa-Francorchamps (Bélgica) com a equipe TF Sport no início de maio, também destaca a diferença entre os carros da Stock Car com as máquinas mais tecnológicas do exterior. 

“Muitos pilotos de nível mundial que foram andar no Brasil sentiram dificuldade e viram que o buraco da Stock Car é mais embaixo. Então, ainda mais que eles estão acostumados a guiar carros com muita tecnologia. O carro que eu estou andando no WEC tem dois tipos de ABS, dois tipos de controle de tração, então é uma máquina muito tecnológica”, comparou Fraga. 

“E quando você chega na Stock Car, que é um carro que você tem que guiar mais no braço, bastante potência, no chão, você tem que cuidar muito dos pneus. Então não é só ser rápido, tem uma série de fatores para você andar bem na Stock. Eles respeitam muito, admiram muito os pilotos do Brasil e eles sabem que os pilotos brasileiros têm sangue para acelerar”, completou. 

Stock Car é escola para poupar pneus e economizar combustível 

Anunciado como novo piloto oficial de fábrica da Mercedes-AMG também em maio, Fraga acredita que a principal categoria do automobilismo brasileiro é uma “escola muito boa” para aprender a poupar pneus e economizar combustível. 

Além disso, o tocantinense falou sobre o atual regulamento da Stock Car, que valoriza mais os pilotos que pontuam muito e são consistentes. “Com certeza a Stock é a categoria mais raiz que eu já andei de nível profissional. Só que o que influencia muito também é a equipe. Por mais que a diferença seja sempre nos décimos de segundo, também não é na Stock Car que o melhor piloto que vai conseguir ganhar tudo porque ele é muito bom”, diz Fraga. 

“Lógico que tem uma série de fatores, sempre tem uma equipe que acha uma coisinha diferente ali e outra aqui. No regulamento de hoje da Stock Car não é certeza que o cara que faz a pole e ganha a corrida 1 vai ganhar o campeonato. Tem muito da pontuação, de consistência, então não adianta nada você fazer a pole, sumir do mapa na corrida 1 e na segunda corrida você estar com o pneu desgastado demais. Portanto, a Stock Car é uma escola muito boa para tudo isso, para você aprender a poupar pneu e economizar combustível”, completa o piloto tocantinense. 

Como economizar combustível e os desafios com a Mercedes em 2021 

Fraga também explicou como funciona o processo de economizar combustível em um carro como o da Stock. “Imagina que a gente vem em uma reta de Goiânia e você freia nos 100 metros. Então você vem normal e aí você tira o pé do acelerador uns 300 metros antes da freada”, explica Fraga. 

“E aí deixa o carro rolar, ele vai solto, parece que você está parando. Daí em vez de você frear nos 100 (metros), que é onde frearia normalmente, você vai frear nos 60. Porque vindo mais lento você pode frear um pouco mais lento também. E nisso dá uns buracos na faixa de RPM, a borboleta está fechada, o motor não está engolindo a gasolina e você economiza”, finaliza. 

Além de correr na temporada completa do WEC e no IMSA em 2021, Fraga também terá seu primeiro compromisso como piloto oficial de fábrica da Mercedes no Intercontinental GT Challenge com a Mercedes-AMG Team AKKA ASP, equipe com a qual ele já havia disputado corridas após sua saída da Stock Car em 2019. 

“Eu já fechei o Intercontinental GT, mas às vezes eles precisam de um piloto para um outro evento. Eles têm direito de me chamar e eu tenho que ir, se eu não tiver calendário batendo. No momento eu não sou exclusivo da Mercedes, eu continuo com meus outros projetos, no protótipo, no WEC, que eu corro em uma outra fabricante. Mas eu não corro para essa outra fabricante, eu corro para uma equipe que usa esse carro”, diz Fraga, que valoriza a oportunidade de correr com a Mercedes. 

“Então, no momento, eu não sou exclusivo, mas o objetivo é virar exclusivo porque aí eu vou correr no mundo inteiro em várias categorias só com a Mercedes, o que seria um privilégio”, completou Fraga.   

O programa Velocidade iCarros acontece a cada duas semanas em nossos canais oficiais no YouTube e no Facebook. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.