14/06/2019 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Foto: Jean-Pierre Espitalier (ACO) / Fonte: iCarros
Neste ano, a corrida que dura um dia inteiro terá a presença confirmada de 162 pilotos. É um novo recorde histórico de participantes nesta que é sua 87ª edição.
Para os fanáticos que assistem a corrida “in loco”, o grande charme da prova é passar o dia acompanhando de diversas partes do circuito, ouvindo o ronco dos mais de 60 carros passando dia e noite, faça Sol ou chuva.
História de Le Mans
Criada em 1923, as 24 Horas não foram disputadas em 1936 (greve geral de trabalhadores na França) e entre 1940 e 1948, por conta da Segunda Guerra Mundial.
Simule aqui as parcelas do seu próximo carro
Desde então, a tradicional corrida de longa duração foi realizada anualmente, envolvendo a nata do automobilismo mundial e contando a presença de pilotos amadores. Até por isso, a corrida é conhecida por ser a mais democrática do esporte – já que reúne amadores e estrelas como Fernando Alonso, bicampeão mundial de F1 e integrante do trio de pilotos que venceu a edição de 2018 com a equipe Toyota.
Faz parte do Mundial de Endurance
Apesar de Le Mans ter um valor único e inigualável dentro do automobilismo, a prova desde 2011 também faz parte da temporada do WEC (Mundial de Endurance). A corrida deste ano encerra a temporada 2018/ 2019 do WEC.
Alonso, por sinal, busca nesta temporada o título do WEC com a fábrica japonesa. A disputa promete ser grande entre os carros de número 7 e 8, que duelam pela conquista do título do WEC. Ambos os protótipos da LMP1 que podem ser campeões são da Toyota.
Os trios que formam esse duelo de carros são: Fernando Alonso/Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima no carro 8, contra Mike Conway/Kamui Kobayashi/José María López, que revezam a pilotagem no protótipo número 7.
O circuito de La Sarthe
A pista em La Sarthe fica ao sudoeste de Paris, cerca de 200 km da capital francesa. O circuito tem mais de 13 km de extensão e, apesar de ter passado por modificações ao longo dos anos, mantém grande parte do traçado original. No total, são 38 curvas no traçado.
O circuito de Le Mans ainda é “old school” porque possui parte do traçado como autódromos tradicionais e mescla trechos de estradas vicinais francesas. A região costuma ser bem tranquila nos outros finais de semana do ano.
A distância percorrida entre os carros varia a cada ano, mas em média são 5.400 km pelas principais equipes que completam a prova – uma viagem de carro para São Paulo a Recife (ida e volta em um único dia).
Quem já ganhou em Le Mans?
A montadora com mais vitórias nas 24 Horas de Le Mans é a Porsche, com 19 triunfos na geral. A marca alemã deixou de competir pela vitória na geral por não correr na categoria dos protótipos mais rápidos, a LMP1.
A última vitória da montadora alemã foi em 2017, mas a Porsche segue dominando a classe mais numerosa, a GTE, inclusive vencendo a última edição de 2018 com o Porsche 911 RSR.
Entre os pilotos, o Mister Le Mans é Tom Kristensen. O dinamarquês venceu a corrida 9 vezes. O Brasil nunca venceu na categoria geral – teve como melhor resultado o segundo lugar (obtido por três pilotos em provas distintas: Raul Boesel, José Carlos Pace e Lucas di Grassi). Neste ano, serão sete os brasileiros no grid
Carros e categorias
Atualmente as 24 Horas de Le Mans é dividida em quatro categorias: LMP1, LMP2, GTE Pro e GTE Am. As duas primeiras são formadas por protótipos, enquanto as últimas duas são com carros de turismo.
Leia mais:
A história da corrida no cinema
Brasileiros buscam vitória inédita no circuito clássico
A Pro é formada apenas por pilotos profissionais, enquanto a Am é possui pilotos amadores, tendo no máximo um piloto profissional no meio do time.
Já as diferenças entre os protótipos LMP tem relação com peso, tamanho do carro, potência e várias outras características que colocam os LMP1 como favoritos ao título na geral.
Essa edição contará com 62 carros na disputa. Um vídeo produzido pela própria organização da prova mostra vários carros já acelerando na pista
LMP1
Protótipo de cockpit fechado pilotado por pilotos profissionais e de grandes montadoras. São identificados pela numeração vermelha na lateral do carro.
Peso mínimo: 878 quilos (híbrido) e pneus de 18 polegadas.
O carro deve medir no máximo 4,65 metros por 1,90 metro.
Recorde de volta da categoria: 3min14s791 feito em 2017 pela Toyota TS 050 Hybrid
LMP2
Protótipo de cockpit fechado aberto para equipes próprias. São 4 marcas que constroem os chassis: Dallara, Oreca, Riley-Multimatic e Onroak. Os carros são identificados pela numeração vermelha na lateral do carro.
Peso: 930 quilos e com pneus de 18 polegadas
Capacidade máxima do tanque: 75 Litros de combustível
Motores: Gibson de 4.2L V8 – Gibson
O carro deve medir no máximo 4,75 por 1,90 metro.
Recorde de volta da categoria: 3min25s352 feito em 2017 pela Oreca 07 - Gibson
GTE-PRO
Carro de turismo com duas portas produzidos por diversas montadoras
Os carros são identificados pela numeração verde na lateral
Peso: 1245 kg
Capacidade máxima do tanque: 120 litros de combustível
Motores: podem ser aspirados (máximo de 5500 C) ou turbo (máximo de 4300 CC)
O carro deve medir no máximo 2,050 metros de largura (excluindo o retrovisor)
Recorde de volta da categoria: 3min50s837 feito pelo Aston Martin Vantage em 2017
GTE-AM
Mesmas configurações dos carros da GTE-PRO, mas apenas para pilotos amadores. Os carros são identificados pela numeração laranja na lateral.
Recorde de volta da categoria: 3min52s846
Velocidade máxima!
O recorde de velocidade máxima nas 24 Horas de Le Mans é de 405 km/h, que foi atingido em 1988 pelo WM P88 Peugeot.
A marca foi registrada na Reta Mulsanne e diz a lenda da época que na verdade a velocidade atingida pelo carro foi de 407 km/h, mas como a Peugeot estava para lançar o seu modelo Peugeot 405, a marca francesa uniu o útil ao agradável, e por isso a velocidade divulgada oficialmente foi de 405 km/h.
Com a colocação de uma chicane no meio dessa reta de 6km ainda em 1990, nunca mais a velocidade máxima foi batida por outro carro nos anos seguintes. Mesmo assim, os carros atuais seguem ultrapassando os 300 km/h em Le Mans.
Os carros dos brasileiros
O Brasil nunca venceu a prova na classificação final geral de Le Mans, mas já teve campeões nas categorias. O mais recente foi Daniel Serra, que ganhou em 2017 na classe GTE Pro com a Aston Martin.
Vai trocar de carro? Veja aqui ofertas perto de você
O atual bicampeão da Stock Car quebrou um jejum que durava desde 2009, quando Jaime Mello Jr havia garantindo a última vitória de um brasileiro. O país terá 7 representantes no grid em 2019, sendo dois deles estreantes:
Felipe Fraga (estreante) - Ford GT #85 da LMGTE-AM
Rodrigo Baptista (estreante) - Ferrari 488 GTE #84 da LMGTE-AM
Daniel Serra - Ferrari 488 GTE EVO #51 na LMGTE PRO
Augusto Farfus - BMW M8 GTE #82 na LMGTE PRO
Pipo Derani na Ferrari 488 GTE EVO #89 da LMGTE PRO
André Negrão - Alpine A470 #36 da LMP2
Bruno Senna - Rebellion R13 #1 da LMP1
André Negrão é um dos pilotos que luta não só apenas pela vitória na LMP2, mas também pelo título da temporada no WEC. O piloto corre ao lado de Nicholas Lapierre e Pierre Thiriet.
Ford e BMW se despedirão de Le Mans
A BMW e a Ford estão de despedida do WEC. Aos poucos, as montadoras estão percebendo que o investimento em tecnologia pode ser mais benéfico em outras categorias, como é o caso da Fórmula E. Aliás, essa é justamente a justificativa da BMW, que promete concentrar suas forças na F-E e também na DTM, categoria de carros de turismo alemã.
A Porsche, que saiu da LMP1 no final de 2017, resolveu focar justamente nesse projeto da Fórmula E para entrar no grid da categoria na próxima temporada do campeonato de carros elétricos.
Le Mans no cinema
Mas, no cinema, a Ford volta a ser protagonista em Le Mans. O filme “Ford vs Ferrari” terá lançamento mundial em novembro e conta a história da lendária prova 24 Horas de 1966 quando os norte-americanos desafiaram a Ferrari.
O cinema ama Le Mans, tanto que um dos filmes mais clássicos de automobilismo tem justamente este nome, lançado em 1971, e tem Steve McQueen como protagonista – e o mítico Porsche 917 também.
Horários
A largada será às 10h da manhã neste sábado. A Fox Sports passará as primeiras 6 horas da corrida e também exibirá ao vivo as 2 horas finais no domingo, a partir das 8h da manhã.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro