Sobre NISSAN XTRAIL
Apresentado como protótipo em 2000, no Salão de Paris, na França, o Nissan X-Trail começou a ser vendido no ano seguinte na Europa e na Ásia. Em 2003, o utilitário esportivo passou por sua primeira reestilização. Importado do Japão, ele desembarcou no Brasil em 2004. Quatro anos depois, mais mudanças: novo chassis, novas suspensões e carroceria e a introdução da segunda geração da transmissão XTRONIC® CVT.
Importação interrompida
Porém, para tristeza dos compradores do X-Trail, a Nissan decidiu parar de importá-lo para o Brasil no ano passado. Segundo a montadora, todos os veículos de luxo, com preço médio de R$ 100 mil, pararam de ser comercializados no mercado nacional. Isso ocorreu devido à reestruturação da marca no país, que tem como objetivo aumentar a participação de mercado de 1% em 2010 para 5% até 2014, meta que só será atingida com a venda de carros com preços mais acessíveis.
Motor e tração 4x4
Caracterizado como um veículo all-roads, que podia tanto rodar no asfalto quanto no campo e em terrenos acidentados, o X-Trail trazia motor 2.0 16V de 138 cv (o mesmo do Sentra). As versões disponíveis eram a SE e a LE, ambas equipadas com a tração 4x4 ALL-MODE com acionamento eletrônico, comandado pelo condutor por meio de um seletor giratório no console central.