Sobre Mitsubishi Pajero
Por baixo do capô
O conjunto mecânico da versão Outdoor é formado pelo motor 3.2 a diesel de quatro cilindros e 16 válvulas, com injeção direta, turbocompressor e intercooler. Ele rende 180 cv de potência a 3.500 rpm e torque máximo de 38 kgfm a 2.000 rpm. A transmissão é automática de cinco marchas com trocas manuais na alavanca. A tração é 4x4 com os modos 4x2 (2H), 4x4 (4H), 4x4 bloqueado (4HLc) e 4x4 bloqueado com reduzida (4LLc). O penúltimo é indicado para condução off-road, com o diferencial central bloqueado, enquanto o último é indicado apenas para situações em que é necessário força total, como a transposição de obstáculos.
O Pajero é vendido também na configuração HPE com duas opções de motorização. O 3.5 V6 rende 200 cv (gasolina) e 205 cv (etanol) de potência a 5.000 rpm, e torque que varia entre 31,5 kgfm (gasolina) e 33,5 kgfm (etanol) a 3.500 rpm. A transmissão é automática de quatro velocidades. O outro propulsor disponível é o 3.2 16V a diesel, de 180 cv a 3.500 rpm e 38 kgfm de torque a 2.000 rpm. Neste caso, o câmbio é automático de cinco velocidades.
Mais do Pajero
O Pajero - antes chamado também de Dakar - possui versões para cinco ou sete passageiros. Nesses modelos, a terceira fileira fica com os bancos embutidos no assoalho ao serem rebatidos, aumentando a capacidade do porta-malas para 1.627 litros. Ele tem 4,69 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,84 metro de altura com o rack e 2,80 metros de distância entre-eixos. O ângulo de entrada é de 36º, de saída de 25º, com 215 mm de altura livre do solo. Seu porta-malas pode levar até 1.805 litros.
O Pajero tem ainda a versão Outdoor desde a linha 2017, oferecida somente com câmbio automático. Essa configuração se diferencia por detalhes exclusivos de apelo aventureiro, como para-choque na cor do veículo, faróis com máscara negra, rodas aro 17" na cor grafite, frisos das portas, grade do radiador, maçanetas, moldura da caixa de roda dianteira e traseira e para-choque de impulsão pintados de cinza grafite, rack de teto preto e aerofólio integrado à tampa traseira. Essa versão tem 4,74 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,84 m de altura (com rack) e 2,80 m de entre-eixos.
As configurações HPE também receberam uma leve atualização na linha 2017, com novidades como grade off-road integrada aos faróis, agora de xenônio com regulagem automática de altura, lavador e luzes diurnas de LED e rodas aro 17" com acabamento diamantado.
Passado
A Mitsubishi ampliou a linha Pajero no segundo semestre de 2009 com o lançamento da versão Dakar. Inicialmente importado do Japão, o utilitário esportivo passou a ser produzido no Brasil, em Catalão (GO), em 2011. Desde o modelo 2015 ele perdeu o sobrenome Dakar. Em 2016, chegou ao mercado brasileiro a nova versão Outdoor, com apelo mais aventureiro.