Sobre MINI Paceman
Por baixo do capô
O MINI Paceman está à venda apenas na versão Cooper S equipada com motor 1.6 turbo que entrega 184 cv de potência e torque máximo de 28,6 kgfm. Segundo a fabricante, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 235 km/h. O câmbio é automático de seis marchas. A configuração ALL4 leva esse nome pois conta com tração integral. Há também uma versão esportiva, a John Cooper Works ALL4, que rende 218 cv de potência e torque de 28,6 kgfm.
Mais do Paceman
Primeiro modelo da MINI a trazer o nome na traseira, o Paceman se destaca também por exibir lanternas com desenho horizontal. O modelo possui duas portas e conceito de lounge no interior, com dois bancos individuais na parte de trás. De série, o Paceman oferece aerofólio traseiro, volante com borboletas para trocas de marcha, farois de xenônio, rodas de 18 polegadas, freios ABS, seis airbags, controle de estabilidade, bluetooth, entrada USB e auxiliar. Opcionalmente, o comparador pode levar sensor de estacionamento.
Passado
Apresentado em 1959, o design de carro compacto com tração dianteira e motor transversal do MINI causou uma revolução no segmento. O projeto de Alec Issigonis deu tão certo que o modelo permaneceu em produção sem grandes alterações de estrutura até 2000. Desde 1994 a marca MINI pertence ao grupo BMW. A versão cupê do Paceman foi mostrada como conceito durante o Salão de Detroit de 2011, enquanto o modelo final de produção estreou em 2012 no Salão de Paris. A chegada ao Brasil aconteceu no ano seguinte, em 2013. O Paceman conta ainda com uma opção da grife John Cooper Works, apresentada em 2013 e levemente reestilizada já em 2014, ano em que o modelo JCW chegou no País.