Sobre MINI John Cooper
Linha 2016
Além de incorporar as mudanças feitas na nova geração nas configurações convencionais (grade frontal e para-choque redesenhados e entrada de ar no capô maior), o John Cooper Works ganhou ainda novo motor 2.0 de quatro cilindros turbo a gasolina com injeção direta e comando variável na admissão e no escape, capaz de render 231 cv, o mais potente já produzido em série pela Mini. Segundo a fabricante, são 10% a mais de potência e 23% a mais de torque em relação ao seu antecessor, desenvolvendo agora 32,6 kgfm. Para comparar, a geração anterior trazia um 1.6 turbo de 211 cv e 26,5 kgfm.
Por baixo do capô
A versão mais esportiva dos MINI, chamada John Cooper Works, traz motor 2.0 turbo a gasolina que rende 231 cv de potência e torque de 32,6 kgfm no Hatch duas portas. O câmbio é automático de seis marchas Steptronic (da BMW). Ele vai de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, enquanto o Countryman JCW, que tem motor 1.6 turbo de 218 cv, cumpre em 6,9 segundos.
Mais do John Cooper Works
A linha esportiva John Cooper Works já foi oferecida no Brasil nas carrocerias Hatch, Coupé, Cabrio, Roadster, Countryman e Paceman. Atualmente, ela está disponível no País apenas nas opções Hatch duas portas e Coutryman. Por fora, há detalhes visuais exclusivos, além do conjunto mecânico mais potente, ficando um degrau acima dos Cooper S. O Hatch JCW mede 3,87 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,41 m de altura e 2,49 m de entre-eixos. Ele pesa 1.280 kg. Seu porta-malas leva 211 litros, chegando a 731 litros com os bancos traseiros rebatidos. Ele leva quatro ocupantes. Já o Countryman JCW tem 4,13 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,54 m de altura e 2,59 m de entre-eixos. Ele leva cinco passageiros e 350 litros no porta-malas.
O DNA esportivo está presente nos freios Brembo com pinças pintadas na cor vermelha, nos bancos do tipo concha, nos pedais em aço inoxidável e nas borboletas atrás do volante para fazer trocas de marcha manuais. O modelo conta também com diversos itens de segurança, como controle de estabilidade e de tração, controle eletrônico de bloqueio do diferencial, seis airbags (frontais, laterais e de cortina) e sistema de aviso de colisão e de pedestres, além de trazer assistente de estacionamento e controlador de velocidade. São opcionais câmera de ré e sistema com modos de condução.
Passado
O nome da versão presta uma homenagem a John Cooper, piloto e engenheiro responsável pela fabricação dos primeiros monopostos com motorização traseira, modelo de carro que deu origem aos Fórmula 1. Cooper nasceu na Inglaterra em 1923 e morreu em 2000, aos 77 anos. A versão mais apimentada do hatch desembarcou no País pela primeira vez em 2010, retornando no final de 2013 até ter as importações interrompidas em julho de 2014 para aguardar a chegada do novo modelo. A atual geração foi lançada aqui em setembro de 2015.