Sobre MINI Countryman
Sobre o MINI Countryman
O MINI Countryman foi visto pela primeira vez como um carro conceito no Salão do Automóvel de Paris, em 2008, sendo lançado como modelo definitivo em 2010. Ele é um crossover ou SUV e é derivado da releitura do clássico Mini inglês (subcompacto revolucionário que surgiu em 1959, sendo produzido até o ano 2000).
Se o MINI atual, produzido pelo grupo BMW a partir de 2001 ainda mantém uma certa semelhança, em porte, com o pequenino original e que somou mais de 5,3 milhões de unidades vendidas, no Countryman o contraste é grande, a começar por seu tamanho: 4,29 metros – contra 3,05m do clássico e 3,87m de sua versão atual.
Deixando o purismo de lado, o porte maior garante que ele possa transportar cinco passageiros com conforto e ainda contar com 405 litros de capacidade no porta-malas, mantendo as linhas e o espírito arisco do lendário modelo.
Linha 2022
Em sua versão 2022, o Countryman recebeu retoques visuais no desenho de sua grade dianteira e faróis.
O MINI Countryman 2022 está disponível em versões a gasolina e híbridas plug-in. As equipadas apenas com propulsor a combustão são duas: a Cooper – com motor turbo 1.5 de três cilindros e 12 válvulas, 136 cv de potência, 22,4 kgfm de torque, câmbio automático de 7 marchas e tração dianteira – e a John Cooper Works 4WD – que traz um motor 2.0 turbo que gera 306 cv e 45,9 kgfm, câmbio automático de 8 marchas e tração nas quatro rodas.
Já as híbridas recarregáveis são quatro: Exclusive, Top e Shadow Edition e S E Untamed (edição limitada a 40 unidades para o Brasil), todas elas movidas pelo mesmo 1.5 turbo da Cooper, mas que recebem o reforço da propulsão elétrica, chegando a totais 224 cv e 39 kgfm. Todas oferecem tração nas quatro rodas e câmbio automático de 6 marchas.
Se o estilo de sua carroceria impressiona e destaca o MINI Countryman na paisagem, por dentro, esse arrojo original se mantém. O painel inclui um grande cluster circular, bem no centro do tablier, que envolve botões e a tela de 8,8 polegadas da central de multimídia, com tela de alta resolução.
As funções e recursos variam de versão para versão, e podem incluir revestimento em couro especial de dois tons, acabamentos com materiais nobres – como aço e fibra de carbono –, head-up display (que projeta as informações do painel no para-brisas) e som premium da marca Harman Kardon.
O modelo oferece também, entre itens opcionais ou de série (dependendo da versão), teto solar panorâmico, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória para duas seleções, park-assist (assistente para estacionamento semiautônomo) e ar condicionado digital de duas zonas. Os faróis podem ser do tipo full LED e as rodas de liga leve de 17 ou 18 polegadas.
O carro conta também com um serviço de apoio via aplicativo, que roda tanto no sistema Android como no Apple, e por meio do qual é possível operar uma série de comandos do carro, como destravamento das portas, além de localização e atendimento (concierge) 24 horas por dia.
Nas versões híbridas plug-in, a MINI informa que a autonomia em modo 100% elétrico é de até 57 km e a recarga da bateria pode ser feita em carregador especial ou por tomada com o padrão brasileiro – o sistema também recupera parte da energia em frenagens e desacelerações.