Sobre Mercedes-Benz Classe S
Linha 2018
O novo Classe S exibe a frente resedenhada, além de ganhar painel digital panorâmico e um novo motor V8. Ele é oferecido por aqui em uma versão convencional e duas da linhagem esportiva AMG, todas com chassi alongado.
Por baixo do capô
A opção S 560 L possui motor 4.0 V8 biturbo de 469 cv e 71,3 kgfm de torque máximo - para comparar, o S 500 L anterior tinha um 4.7 de 455 cv. Segundo a fabricante, ele consome cerca de 10% a menos que o modelo anterior. Ajuda nesse sentido o sistema que desativa quatro cilindros quando não há aceleração máxima. Mais leve que a antecessora, a transmissão automática de nove marchas oferece duas marchas a mais.
Mais do Classe S
Sedã de luxo topo de linha da marca alemã, ele chega na opção S 560 L, que substitui a anterior S 500. Ele exibe grade, faróis de LED, para-choque dianteiro e lanternas traseiras novas. Por dentro, o sedã recebeu dois novos displays de alta resolução, cada um com uma tela de 12,3 polegadas, que parecem compor um único painel panorâmico. Há três estilos de mostradores, permitindo configurar as informações conforme o gosto do condutor.
Além disso, o volante conta com uma tela sensível ao toque que reage a movimentos de arrasto como a tela de um smartphone, controlando o sistema de áudio sem precisar tirar as mãos do volante. O acabamento é composto por madeira e couro, dependendo da versão, com iluminação interna de LED - são ao todo 64 cores.
O Classe S possui diversas tecnologias que auxiliam o condutor, sendo o modelo mais próximo de uma condução autônoma na linha da Mercedes-Benz. Entre esses itens estão, de série: frenagem de emergência, assistente de vento lateral, detector de fadiga e até o sistema Pre-Safe (prepara os ocupantes para uma colisão iminente tensionando os cintos de segurança e fechando vidros e teto solar) agora com função de som que prepara ouvido para o provável ruído causado por um acidente.
Há ainda sistemas que controlam a direção, a frenagem e a aceleração, mantendo o veículo a uma distância segura do carro à frente e dentro das faixas de rodagem. Segundo a fabricante, a velocidade agora é ajustada automaticamente antes de curvas fechadas ou cruzamentos.
Todas as versões do Classe S trazem de fábrica partida por botão e o pacote Chauffeur (inclui banco dianteiro do passageiro com regulagem elétrica até 77 mm para a frente para aumentar o espaço atrás, apoio para os pés retrátil no lado do passageiro da frente e apoios de cabeça de luxo para motorista e passageiro à frente). E para quem viaja no banco traseiro, o assento pode ser inclinado e conta com apoios para as pernas e pés, além de ter sistema de entretenimento com duas telas de 10,2 polegadas nos encostos dos bancos dianteiros.