Sobre Mercedes-Benz Classe B
Lançada em 2012, a nova geração do Mercedes-Classe B luta para tirar o estigma de minivan que o carro ganhou na antiga versão. Mais larga e baixa que o modelo que a antecedeu, o carro está com visual agressivo e combina uma motorização potente e suspensão bem acertada com a praticidade do formato monovolume.
Versões e equipamentos
Disponível nas versões B200 e B200 Sport, o carro leva de série ar-condicionado, bancos em tecido com regulagens manuais, direção com assistência variável, sete airbags, ABS com EBD, controle de tração, lanternas traseiras com LED, sistema de som Premium, volante multifuncional e rodas de 16 polegadas.
A versão topo de linha inclui detalhes cromados, rodas de 18 polegadas, discos de freio dianteiros perfurados, faróis bixenônio, ponteira dupla de escape, difusor de ar traseiro, bancos em couro, relação variável de esterço - mecanismo que altera a quantidade de voltas no volante necessárias para virar o carro - e o Active Park Assist, sistema que mede a vaga e pode estacionar e retirar o carro do espaço sozinho com o motorista apenas controlando o acelerador e o freio. A Mercedes espera que 90% dos 500 Classe B previstos para serem vendidos em 2012 sejam da versão B200 Sport. Ficou faltando apenas o sensor de estacionamento e o GPS, não disponíveis para o Classe B.
Motorização e medidas
O carro conta com uma carroceria mais esguia e linhas agressivas. São 4,3 m de comprimento, 1,5 m de altura e 2 m de largura. Com isso, A versão atual está 5 cm mais baixa, 9 cm mais comprida e 1 cm mais larga que a anterior. O porta-malas agora leva 488 litros de bagagem, mas, com os bancos traseiros rebatidos, essa capacidade vai a 1.547 litros.
O motor é um 1.6 turbo a gasolina com injeção direta de combustível e 156 cv de potência. O torque máximo é de 25,5 kgfm e já está disponível a partir das 1.250 rotações. Como é característico em motores desse tipo, o torque máximo se mantém a até os 4.000 rpm. O câmbio que equipa o novo Classe B é automático de dupla embreagem com sete velocidades e borboletas atrás do volante para trocas manuais. Com isso, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 s e atinge velocidade máxima de 220 km/h.