Sobre Maserati GranTurismo
O cupê superluxuoso Maserati GranTurismo veio da Itália para o Brasil no primeiro semestre de 2008. Sua primeira aparição aconteceu no Salão de Genebra (Suíça), de 2007. Com design criado pelo estúdio Pininfarina, o GranTurismo, de duas portas, tem capacidade para transportar quatro passageiros, contando com o motorista. O carro lembra o primeiro Gran Turismo produzido pela Maserati, o 1947 GT A6 1500 Pininfarina.
Motor
Sob o capô, o GranTurismo é equipado com motor dianteiro, longitudinal, 4.2 V8, 32 válvulas, que desenvolve 405 cavalos de potência a 7.100 rpm e torque de 47 kgfm a 4.750 giros. A relação peso/potência é de 4,6 kg/cv e a peso/torque, 40 kg/kgfm. O câmbio utilizado é automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais.
Desempenho
Com esse conjunto, o cupê esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e atinge velocidade máxima de 285 km/h.
Suspensão e freios
O sistema de suspensão do Maserati GranTurismo é independente, duplo paralelogramo com braços em alumínio forjado, geometria anti-dive e anti-squat, molas helicoidais e barra estabilizadora na dianteira. Na traseira, independente, duplo paralelogramo com braços em alumínio forjado, molas helicoidais e barra estabilizadora. Os freios são a disco nas quatro rodas, com ABS e EBD.