Sobre Land Rover Discovery Sport
Por baixo do capô
O Discovery Sport pode ser equipado com motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros que rende 240 cv e 34,6 kgfm. Há ainda um novo 2.0 a diesel da família Ingenium que rende 180 cv e 43,8 kgfm de torque. Substituto do 2.2 anterior de 190 cv, ele é 20 kg mais leve que seu antecessor e mais econômico. A transmissão é sempre automática de nove marchas e a tração é sempre integral, com um sistema que altera diversos parâmetros do veículo de acordo com o tipo de terreno.
Mais do Discovery Sport
O utilitário esportivo, agora feito no Brasil, possui três versões de acabamento: SE, HSE e HSE Luxury. Ele chegou ao mercado para subsituir o Freelander, se tornando o carro mais vendido da marca no País. Suas medidas são 4,59 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,72 m de altura e 2,74 m de entre-eixos, com capacidade para 194 litros no porta-malas.
Com equipamentos e acabamento de luxo, o Discovery Sport vem, desde a versão de entrada, com partida por botão, ar-condicionado com duas zonas de temperatura, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), sensor de chuva, controle de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de descida, entre outros.
Do lado fora de estrada, ele vem com o sistema Terrain Response, que adapta as configurações de tração, aceleração e torque de acordo com o modo e o tipo de terreno escolhido (normal, grama/neve/cascalho, lama e sulcos, areia e Eco).
Passado
Apresentado no Salão de São Paulo no final de 2014, o Discovery Sport foi lançado no mercado brasileiro em abril do ano seguinte, incialmente apenas com motor a gasolina. A versão turbodiesel desembarcou aqui em outubro de 2015.
Inicialmente importado da Inglaterra, o SUV passou a ser nacional no segundo semestre de 2016, produzido na fábrica do grupo Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ), de onde também sai o Evoque. Já o novo motor 2.0 a diesel Ingenium chegou ao País em dezembro do mesmo ano.