Sobre Jeep Compass
Sobre o Jeep Compass
Um dos SUVs que mais tem feito sucesso no Brasil, o Jeep Compass foi lançado em 2006, nos EUA, com faróis redondos que lembravam mais até os Renegade e Wrangler do que propriamente o Compass atual. As lanternas separadas dos faróis traziam um visual até curioso na época da estreia deste modelo.
O Compass chegou discretamente ao Brasil, em 2012, com o lançamento da sua segunda geração. O visual não caiu tão rapidamente no gosto dos brasileiros, principalmente porque ele tinha uma traseira mais arredondada.
Dez anos após ter sido lançado no mundo, o Compass passou a ser fabricado no Brasil e esse foi o pontapé inicial para sua história no País mudar completamente. Com um desenho totalmente novo, ele rapidamente agradou por aqui. As vendas começaram em novembro de 2016 e no mês seguinte ele já passou a disputar com frequência a liderança nos rankings de SUVs mais vendidos.
Terceiro carro produzido pelo grupo FCA, que depois passou a integrar a Stellantis, o Compass é montado em Goiana (PE), ao lado irmão Renegade e da Fiat Toro.
Linha 2022
A nova geração chega com várias novidades, sendo a principal delas o propulsor turboflex 1.3 de 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. O sistema de transmissão é feito pelo câmbio automático de seis velocidades nessas versões T270.
No caso das variantes a diesel, as TD 350, elas são oferecidas com motor 2.0 multijet de 170 cv e 35,5 kgfm de torque, sendo este o primeiro SUV médio turbodiesel fabricado no País. A transmissão é efetuada pelo câmbio automático de nove velocidades.
O design teve uma repaginada muito leve na parte externa em relação ao modelo 2021, agora as rodas podem ser de 17 ou 18 polegadas, dependendo da versão. As maiores mudanças são mesmo em seu interior, com novo volante, mais couro no acabamento da cabine e novas saídas de ar condicionado.
A central multimídia também é nova: de 8,4 ou 10,1 polegadas, dependendo da versão, equipada pelo sistema inteligente Uconnect 5 Intel com espelhamento Apple CarPlay e Android Auto. O Compass vem com seis airbags de série e faróis full-LED.
As opções de painéis de instrumentos são três: 3,5 polegadas na versão básica, 7 polegadas nas variantes intermediárias e 11,25 nas topo de linha Trailhawk e S.
As versões disponíveis da gama T270 turboflex são: Sport, Longitude, Limited e S. Entre as TD350 estão Longitude, Limited e Trailhawk. A série especial de 80 anos, disponível também nas duas motorizações, nada mais é do que um pacote adicional para a versão Longitude.
A versão S, topo da linha flex (4x2), recebeu a cor Cinza Sting e possui outros detalhes especiais, como: forro do teto pintado em preto, moldura das caixas de roda com a mesma cor da carroceria, sensor de presença para fechamento automático do porta-malas (400 litros) e vários itens para auxiliar a direção do motorista.
No caso das versões diesel, que possuem tração 4x4, a novidade é o sistema Arla 32 (ureia), responsável pela filtragem de partículas nas emissões.
Na lista de equipamentos que auxiliam o condutor, o Compass 2022 vem com controle de cruzeiro adaptativo, controle de estabilidade, freios ABS, frenagem inteligente na chuva, sistema anticapotagem e assistência em rampa.