Sobre Hyundai i30
Linha 2016
Na linha 2016, o i30 recebeu apenas alterações estéticas, que se concentram na parte dianteira. O hatch exibe nova grade frontal com tamanho maior e linhas horizontais cromadas, embora o formato hexagonal tenha sido mantido.
Por baixo do capô
Em 2014, o i30 recebeu motor 1.8 DOHC 16V movido apenas a gasolina de quatro cilindros que desenvolve 150 cv de potência e 18,2 kgfm de torque. A transmissão é automática de seis velocidades com opção de trocas manuais e a tração é dianteira.
Mais do i30
Importado da Coreia do Sul, o hatch médio tem dimensões de 4,3 m de comprimento, 2,63 m de entre-eixos, 1,78 m de largura e 1,5 m de altura. Seu porta-malas leva 378 litros. O hatch da Hyundai é vendido no País em três versões de acabamento, sendo que a de entrada já vem com teto solar panorâmico, rodas aro 17, volante revestido de couro, pedais de alumínio, controlador de velocidade, direção com três modos e central multimídia. A configuração intermediária é chamada de Top e acrecenta airbags laterais e de cortina, ar-condicionado com duas zonas de temperatura, sensor de chuva, bancos revestidos de couro, controle de estabilidade e de tração e vidros com função "um toque". Já a topo de linha, chamada de Série Limitada, inclui a mais faróis de xenônio, luzes de LED nos faróis de neblina e nas lanternas traseiras, retrovisor interno eletrocrômico (antiofuscante), airbag de joelho para o motorista, bancos com regulagem elétrica e sistemas de aquecimento e resfriamento, freio de mão eletrônico e partida por botão.
Passado
A primeira geração do i30 foi apresentada no Salão de Genebra (Suíça), em 2007, com desenho criado pelo centro de design da Hyundai na Alemanha. Ela chegou ao Brasil em 2009, equipada com motor 2.0 movido apenas a gasolina de 145 cv de potência. Sua estreia no Brasil foi um sucesso de vendas. Em 2013, desembarcou no País a nova geração completamente remodelada, com visual mais moderno e alinhado ao restante da linha, agora trazendo sob o capô um 1.6 flex de 128 cv (etanol). Após uma queda drástica no número de vendas com a chegada da segunda geração, a Hyundai trocou o motor 1.6 pelo atual 1.8 de 150 cv (etanol) no início de 2014. A última reestilização foi lançada em agosto de 2015, quando o hatch recebeu a nova identidade visual da marca.