Sobre Hyundai HB20X
A versão aventureira do hacth compacto da Hyundai foi lançada em 2013 e, como principal diferencial, a suspensão elevada em 511 milímetros em relação ao HB20 “normal”, além de detalhes estéticos de acabamento.
Com essas alterações, ele agradou uma boa parcela dos compradores do modelo, conquistando uma fatia de seu segmento.
Em 2020, como toda a gama HB20, o “X” passou por uma grande reestilização, ganhando um estilo mais ovalado que a sua geração anterior, no qual se destaca a grade frontal de grandes proporções e desenho incomum.
Nesta versão aventureira, estão presentes também para-choques de desenho mais robusto, rack de teto, para-lamas com molduras em preto, um grande borrachão lateral e rodas de liga leve exclusivas.
Por dentro, o diferencial é a combinação de acabamento preto com detalhes vermelhos.
Linha 2022
Para 2022, o HB20X passou a trazer de série alguns itens que, até então eram opcionais, como dois air-bags laterais – somando-se aos dois frontais –, controle de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa e câmera de ré.
O modelo é oferecido apenas com o motor 1.6 Gamma flex, aspirado, que produz até 130 cv de potência e 16,5 kgfm de torque, mas pode ser adquirido tanto com transmissão manual de cinco marchas como automática de seis.
Apesar de apenas um tipo de motorização, o HB20X está disponível cinco versões distintas: Vision, Evolution, Evolution Bluelink, Diamond Bluelink e Diamond Plus Bluelink. Apenas a primeira tem câmbio manual, enquanto as demais são oferecidas com o automático.
A média da opção manual é de 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol, enquanto que com gasolina as médias passam a ser de 13,9 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade.
Nas variantes automáticas os números baixam um pouco: 7,2 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol, enquanto que com gasolina os números são de 10,9 km/l na cidade e 12,9 m/l na estrada.
O carro é bem servido de recursos de conforto e entretenimento, sendo equipado com central multimídia que permite o espelhamento de celular (Android e Apple), volante com comandos de múltiplas funções, controles elétricos dos espelhos, acionamento automático dos faróis e abertura remota da tampa do porta-malas.
A linha 2022 marca a despedida do aventureiro HB20X, mas a produção do HB20 “normal” continua.