Sobre Hyundai HB20S
Exatos oito anos após a estreia do Hyundai HB20s no Brasil, a marca sul-coreana revelou a segunda geração do sedã compacto em 2019. Apesar de ter mantido a mesma plataforma de antes, o HB20S trouxe visual completamente diferente e novas tecnologias para o segmento, como a frenagem autônoma de emergência.
HB20S 2021
Não houve mudanças no Hyundai HB20S 2021 em relação ao modelo 2020. Antes praticamente uma unanimidade quanto ao estilo, a segunda geração do Hyundai HB20S estreou na linha 2020 quando ele adotou visual que divide opiniões. A dianteira carrega grade frontal gigantesca com borda cromada e elementos quadrados na parte interna. Já os faróis têm desenho semelhante ao anterior, mas agora com lente rente à carroceria e LED na parte inferior.
A carroceria ganhou perfil cupê inspirado no novo Sonata, enquanto a linha de cintura agora não é mais contínua. A tampa traseira parece mais curta que antes por conta do plástico preto que prolonga o tamanho do vidro traseiro. As lanternas ficaram finas e invadem mais a tampa do porta-malas, o que obrigou a placa a migrar para o para-choque.
Seguindo tendências de mercado, o Hyundai HB20S adotou interior horizontalizado. A geração anterior formava um grande Y entre o console central e o painel, como no Elantra. Volante novo mais moderno, central multimídia flutuante e painel de instrumentos parcialmente digital mostram que o novo modelo evoluiu.
Informações técnicas
Oferecido como opção de entrada para o Hyundai HB20S nas versões Sense, Vision e Evolution, o motor 1.0 três cilindros aspirado possui 80 cv e 10,2 kgfm de torque. Com esse motor a única opção de câmbio é manual de cinco marchas.
Já o 1.6 de 130 cv e 16,5 kgfm de torque está presente no HB20S Vision que pode ser equipado com câmbio manual ou automático de seis marchas.
Por fim, o motor 1.0 três cilindros turbo T-GDi de 120 cv e 17,8 kgfm de torque é atrelado única e exclusivamente ao câmbio automático de seis marchas. As versões Evolution, Diamond e Diamond Plus são as oferecidas com motor turbinado.
As dimensões mudaram no HB20S 2020, apesar de a Hyundai manter a plataforma anterior. Para garantir mais espaço, o entre-eixos e o comprimento foram ampliados em 20 mm, passando a entregar 4,26 m de comprimento e 2,53 m de entre-eixos. O novo HB20 também está 20 mm mais largo, chegando a 1,72 m. A altura de 1,47 m foi mantida. Porta-malas de 475 litros está na média da categoria.
Curiosidades
De tão brasileiro que é, seu nome é simplesmente Hyundai Brasil. O número 20 é uma referência ao tamanho do carro, já que é posicionado abaixo do i30 e tem parentesco com o i20 europeu. Já o S no nome significa Sedan. Responsável por inaugurar a fábrica da Hyundai no Brasil em 2012, o HB20S foi o primeiro sedã compacto desenvolvido pela marca sul-coreana nas Américas.
O Hyundai HB20S foi um verdadeiro divisor de águas no segmento de sedãs compactos. Ele trouxe acabamento mais sofisticado, visual ousado e tecnologias ainda não vistas na categoria. Ao lado do Chevrolet Prisma reeditou as regras dos sedãs compactos, mas não vendeu tanto quanto seu irmão hatch.