Sobre Honda Civic
Linha 2015
As novidades para a linha 2015 do Civic chegaram aos poucos. Primeiramente, para a versão intermediária LXR, que recebeu alterações nas grades superior e inferior, e acabamento em duas cores na cabine, além das rodas de 17 polegadas. A configuração de entrada LXS só incorporou as mudanças do interior. Já a topo de linha EXR chegou ao mercado com as modificações e um novo kit multimídia meses depois. Há, ainda, a versão esportiva Si, que retorna ao mercado brasileiro na linha 2015.
Sob o capô
Há duas motorizações para o Civic, conforme a versão: 1.8 flex de 140 cv de potência e câmbio manual de seis velocidades para a opção de entrada e motor de 2,0 litros flex de 155 cv de potência, associado a uma transmissão automática de cinco marchas, para a intermediária e topo de linha. O Civic Si traz motor 2.4 16V a gasolina que gera 206 cv a 7.000 rpm e 23,9 kgfm de torque a 4.400 rpm - são 14 cv e 5 kgfm a mais em relação ao antigo sedã Si 2.0.
Mais do Civic
Um dos destaques da linha 2012 do Civic ficou por conta do botão ECON, que o motorista encontra no painel. Quando acionado, este sistema gerencia o comportamento mecânico do carro, assim como o funcionamento do ar-condicionado, para melhorar o consumo de comsbutível. Outro detalhe que vale a pena ser mencionado é o aumento do volume do porta-malas, que passou a oferecer 449 litros de capacidade.
Já o Civic Si, que possui carroceria cupê, mede 4,5 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,4 m de altura e 2,6 m de entre-eixos. Seu bagageiro é capaz de levar 330 litros. No visual, ele se diferencia pelos aerofólios na tampa do porta-malas e sob o para-choque frontal e pelas saias laterais.
Passado
Após a revolução causada no segmento de sedãs médios com a apresentação da sua oitava geração, em 2006, o Civic chegou à nona geração com poucas mudanças, mas que foram importantes para que o sedã voltasse a bater de frente com o Toyota Corolla e o Volkswagen Jetta, ambos renovados em 2011. O motor de 1,8 litro foi mantido, mas recebeu algumas modificações para oferecer mais torque em baixas rotações e menor consumor de combustível.
A partir da linha 2014, o Civic recebeu motor 2.0 flex e câmbio manual de seis velocidades. O novo bloco conta com o conceito Flex One, que dispensa o uso do tanque de partida a frio. Já a transmissão manual está disponível apenas na versão mais barata.