Sobre Ford Ranger (Cabine Dupla)
Uma das picapes médias mais vendidas no mundo, a Ford Ranger é a única caminhonete da marca do oval azul oferecida no Brasil. Por aqui, ela foi lançada em 1994, importada dos Estados Unidos. De lá para cá, foram apenas duas gerações. Lançada globalmente em 2012, a atual geração da Ford Ranger passou por seu segundo facelift na linha 2020. Diferentemente das mudanças feitas em 2016, a Ranger linha 2020 traz alterações sutis no visual, mas drásticas em mecânica e equipamentos.
Linha 2020
A principal novidade da linha 2020 da Ranger é que as variantes Flex saem de cena favor de manter apenas motorização diesel. Em todas as opções da Ranger 2020, exceto a variante de entrada XL e XLS, a transmissão é automática de seis marchas é item de série. Apenas a versão XLS tem câmbio automático como opcional.
Tração 4x4, um dos grandes atributos das caminhonetes médias, é item de série nas versões XL, XLT e Limited, mas opcional na XLS. Outro ponto da nova Ranger 2020 é a garantia de 5 anos para todas as versões.
A grade frontal da Ranger 2020 é nova e traz barras horizontais cromadas, já os faróis ganharam máscara negra e luzes de xenon na versão Limited. Outra mudança da linha 2020 está no para-choque que traz o vinco da luz de neblina com acabamento preto brilhante. Há novas rodas de liga leve e traseira com novos adesivos.
A tampa da caçamba ganhou assistência que reduz em 75% o esforço para abertura e a antena de teto agora fica na parte traseira. Por dentro, ela ganhou acabamento todo em preto contrastando com itens cinza e cromado. Console central é novo, assim como a manopla de câmbio.
Outra novidade da linha 2020, mas que chegou mais tarde, foi a versão off-road Storm. Com visual diferenciado com adesivos, para-lamas alargados, faróis e lanternas escurecidas e grade frontal exclusiva, a Ranger Storm é a versão mais barata equipada com motor cinco cilindros.
Informações técnicas
Com a aposentadoria do motor flex, a Ranger passou a ser oferecida em duas opções de motor somente. As versões de entrada com motor diesel vêm equipadas com o quatro cilindros 2.2 turbo de 160 cv de potência e 39,2 kgfm de torque, com câmbio manual ou automático de seis velocidades.
Há também um motor 3.2 turbodiesel de cinco cilindros, 200 cv e 47,9 kgfm que trabalha em conjunto com uma transmissão automática de seis velocidades. As configurações a diesel contam com seletor eletrônico de tração: até 120 km/h, o motorista pode passar a força das rodas dianteiras para 4x4, enquanto a reduzida é acionada somente com o carro parado.
A Ranger mede 5,35 m de comprimento, 1,82 m de altura, 2,16 m de largura e 3,22 m de entre-eixos. As capacidades de carga variam entre 1.009 kg e 1.104 kg, dependendo da versão e motorização.