Sobre Ford New Fiesta Hatch
Linha 2018
Na linha 2018, o hatch recebeu uma reestilização apenas, com grade frontal, para-choques e lanternas traseiras redesenhadas. Os faróis possuem luzes diurnas de LED e as lanternas são parcialmente de LED. Por fim, há novas rodas, que dependendo da versão podem ser de aço com 15 polegadas e calotas, de liga leve com 15 polegadas (SEL) ou ainda de liga leve com 16 polegadas (Style e Titanium).
Houve alterações também no acabamento interno, além da inclusão de novos equipamentos como câmera de ré na versão Titanium e a central multimídia Sync 3 oferecida desde a configuração SE Plus. Completam a lista de novidades um novo ajuste da suspensão e a adição de reforços na carroceria para aumentar a proteção contra impactos laterais.
Por baixo do capô
O novo propulsor EcoBoost, importado da Romênia, é movido apenas a gasolina, sendo dotado de injeção direta e duplo comando variável de válvulas. Ele entrega 125 cv de potência e 17,3 kgfm de torque máximo entre 1.400 rpm e 4.500 rpm. Dessa forma, ele se torna o 1.0 mais potente e com maior torque do Brasil. O 1.0 turbo tricilíndrico atuará associado sempre ao câmbio automatizado Powershift de dupla embreagem e seis marchas. Com esse novo conjunto, o hatch acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos segundo a fabricante e oferece consumo de 12,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada pelos dados do Inmetro.
Segue à disposição ainda o motor Sigma 1.6 16V que desenvolve 125 cv com gasolina e 128 cv com etanol. Com esse propulsor, o câmbio pode ser manual de cinco marchas ou o automatizado Powershift de seis velocidades e dupla embreagem - oferecido nas configurações SEL, Titanium e na topo de linha Titanium Plus.
Mais do New Fiesta Hatch
O hatch agora importado do México mede 3,96 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,46 m de altura e 2,48 m de entre-eixos, com porta-malas para 281 litros. O hatch possui espaço para cinco ocupantes e está disponível somente com carroceria quatro portas.
Desde a versão de entrada ele vem equipado com direção elétrica, ar-condicionado, travas, retrovisores e vidros dianteiros elétricos, central multimídia Sync 1 com AppLink e Assistência de Emergência, sensor de estacionamento traseiro, farol de neblina, freios ABS, alarme e computador de bordo. O pacote estético Style acrescenta rodas pretas e detalhes com acabamento em preto em grade dianteira, retrovisores e moldura do farol de neblina.
Passado
A linha do New Fiesta foi lançada primeiramente em sua versão sedã em 2010. No final de 2011 chegou às lojas o New Fiesta com carroceria hatch. A Ford investiu na Fábrica de São Bernardo do Campo (SP) para nacionalizar a produção da linha 2014 do New Fiesta hatch, lançada em abril de 2013.
A principal alteração do modelo, anteriormente importado do México, está na parte frontal, com grade maior e angulosa. Esse visual havia sido apresentado em 2012 para o Fiesta europeu. Em 2016, foi lançado o motor 1.0 EcoBoost de três cilindros para o New Fiesta Hatch, primeiro e atualmente único modelo do portfólio da Ford a oferecer esse propulsor. Já no final de 2017 chegou a reestilização, sem alterações mecânicas.