Sobre Ford Fusion
Linha 2015
A linha 2015 do Ford Fusion acrescenta novos equipamentos, como cintos de segurança traseiros infláveis, retrovisores externos rebatíveis, assistente de emergência e ajuste elétrico do banco do passageiro com seis posições como itens de série em todas as versões.
As configurações 2.0 EcoBoost Titanium e Hybrid agora contam ainda com bancos dianteiros refrigerados - além de aquecimento - e banco do passageiro com ajuste elétrico em dez posições. As novidades da linha 2015 incluem também um novo tom de cinza para a carroceria e opção de interior claro para a cor externa branca nas versões EcoBoost 2.0 AWD e Hybrid.
Por baixo do capô
O Ford Fusion está à venda em quatro versões. A configuração de entrada traz motor 2.5 flex que rende 175 cv de potência. Há ainda duas opções com motor 2.0 a gasolina de 240 cv, FWD (tração dianteira) e AWD (com tração integral). A transmissão é automática de seis velocidades nos três modelos. Completa a linha a versão com motor híbrido, que funciona com um bloco elétrico e outro a gasolina, com câmbio CVT.
Mais do Fusion
Com espaço para cinco adultos, o Fusion tem 4,87 metros de comprimento e 2,85 metros de distância entre-eixos. Seu porta-malas tem capacidade para 514 litros. Desde a versão de entrada, o sedã traz de série ar-condicionado digital, direção elétrica, GPS, câmera de ré, sensor de estacionamento, controlador de velocidade, oito airbags, controle de estabilidade e de tração, banco do motorista com ajuste elétrico, assistente de partida em rampa, acendimento automático dos faróis, rodas de liga leve, tela sensível ao toque e sistema de entretenimento com comandos de voz .
Destaque do modelo 2015, os cintos de segurança traseiros infláveis vêm de série e funcionam como um airbag em caso de acidente, inflando bolsas de ar que irão distribuir a força do impacto em uma área do corpo cinco vezes maior que em um cinto convencional. Seu funcionamento é muito similar ao dos airbags, em que sensores de impacto detectam um acidente e ativam a liberação do gás comprimido, armazenado em cilindros debaixo do banco traseiro. O gás entra nos cintos através do fecho, inflando-os em menos de 40 milissegundos. A diferença é que os cintos usam um gás frio que evita que eles se aqueçam, como ocorre com os airbags.
A linha 2015 introduz também o assistente de emergência. Em caso de acidente - disparo do airbag ou corte de combustível -, se houver um celular pareado ao sistema multimídia Sync via Bluetooth, o dispositivo liga automaticamente para o número 192 do Samu, informando a localização do veículo pelo sinal do GPS, além de permitir que os ocupantes falem com o atendente por viva-voz. Esse serviço é gratuito.
Passado
Em 2006, a Ford retornou ao segmento de luxo quando trouxe para o Brasil o sedã médio Fusion, num lançamento praticamente simultâneo aos Estados Unidos, o Canadá e o México. A segunda geração do Fusion, lançada no Brasil em 2012, mudou por completo. Por fora, adotou a identidade visual da Ford, com destaque para a grande grade dianteira.