Sobre Ford Focus Sedan
Linha 2017
A linha 2017 do Ford Focus, composta pelas opções SE e Titanium, vem com luzes diurnas de LED, teto solar, seis airbags, alarme volumétrico e a terceira geração do sistema multimídia SYNC como itens de série ou opcionais, de acordo com a versão. O SYNC 3 ganha reconhecimento do dedo por proximidade e oferta de CarPlay & Android Auto.
Sob o capô
O Focus é equipado com propulsor 2.0 Direct Flex, o primeiro do mercado nacional a usar injeção direta de combustível. Ele desenvolve 178 cv de potência e 22,5 kgfm de torque com etanol e 175 cv e 21,5 kgfm, respectivamente, com gasolina. O câmbio é sempre de dupla embreagem com seis velocidades.
Mais do Focus Sedan
O Focus mede 4,5 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,5 m de altura e 2,7 m de entre-eixos. Seu porta-malas tem capacidade para 421 litros. Na linha 2016, a versão mais barata S deu lugar à SE como opção de entrada, que já vem de série com controle de estabilidade, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado automático, direção elétrica, rodas aro 17, faróis de neblina, rádio com conectividade via USB e Bluetooth e retrovisor interno eletrocrômico (antiofuscante).
Passado
Assim como na Europa, o Focus substituiu o Escort por aqui. Lá em 1998 e, no Brasil, apenas em 2000. A primeira geração passou por re-estilização leve em 2004. Em 2008, chegava a segunda geração, que correspondia ao facelift da segunda geração europeia. Ambas dividiram os showrooms da Ford por dois anos. Apresentada ao público brasileiro em setembro de 2013, a terceira geração do Ford Focus passou por um facelift e recebeu a nova linguagem global da Ford somente em junho de 2015, com bastante atraso em relação ao mercado europeu. Sua produção acontece em Pacheco, na Argentina. A partir da linha 2016, o sedã passou a se chamar Fastback.