Sobre Ford Focus Hatch
Sob o capô
As versões de entrada recebem o propulsor 1.6 16V flex da família Sigma, o mesmo que equipa o Fiesta. Fornece 135 cv com etanol e 131 cv com gasolina. O torque é de 16,7 kgfm e 16,2 kgfm, respectivamente. O motor pode ser acompanhado por uma transmissão manual de cinco marchas ou de dupla embreagem com seis. Já o 2.0 flex tem injeção direta de combustível e desenvolve 178 cv e 22,5 kgfm de torque (etanol) e 175 cv e 21,5 kgfm (gasolina). Para esse bloco, está disponível apenas o câmbio de dupla embreagem com seis velocidades.
Mais do Focus
Desde o lançamento, o Ford Focus se destaca por sua dirigibilidade e comportamento em curvas. Seu motor 2.0 é o primeiro no mundo a combinar as tecnologias de injeção direta de combustível e capacidade de rodar com etanol e gasolina em qualquer proporção.
Passado
Assim como na Europa, o Focus substituiu o Escort por aqui. Lá em 1998 e, no Brasil, apenas em 2000. A primeira geração passou por re-estilização leve em 2004. Em 2008, chegava a segunda geração, que correspondia ao facelift da segunda geração europeia. Ambas dividiram os show-rooms da Ford por dois anos. Apresentada ao público brasileiro em setembro de 2013, a terceira geração do Ford Focus recebeu a nova linguagem global da Ford e continua sendo fabricado na Argentina.