Sobre Fiat Strada
Produzida desde 1998 em Betim (MG), a Fiat Strada é a picape mais vendida da história do mercado brasileiro. Derivada da primeira geração do Palio, ela foi a primeira picape pequena do mercado nacional a oferecer cabines estendida e dupla, além da inédita configuração de três portas.
Linha 2020
A única novidade que a Strada ganhou na linha 2020 foram as cores. A pintura metálica cinza Silverstone no lugar da cinza Scandium nas versões Freedom e Adventure. Em todas as configurações, o vermelho sólido Montecarlo foi substituído pelo vermelho Alpine.
A linha 2020 é a última da Strada em sua primeira geração. A partir da linha 2021 ela se tornou um modelo totalmente independente da família Palio, compartilhando plataforma e componentes com Mobi, Uno e Fiorino.
Informações técnicas
A Strada pode ser equipada com o motor Fire 1.4 8V flex que rende 86 cv com etanol nas versões Working, Hard Working e Freedom. O 1.8 16V flex de até 132 cv (etanol) é exclusivo da versão Adventure. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.
A picape mede 4,43 m de comprimento (4,47 m da Adventure), 1,66 m de largura (1,74 m na Adventure) e 2,71 m de entre-eixos (2,75 m na Adventure). A altura é de 1,59 m na versão cabine simples, de 1,55 m na cabine estendida e de 1,58 m na cabine dupla. A Adventure possui 1,64 m de altura.
A tampa traseira com formato convexo permite o aumento da capacidade de carga, que é de 1.220 litros na carroceria com cabine simples, de 910 litros na cabine estendida e de 680 litros na cabine dupla
Na cabine dupla, há espaço apenas para dois adultos atrás, levando então quatro pessoas - a rival VW Saveiro leva cinco passageiros. Por outro lado, a Strada cabine dupla tem três portas, sendo a traseira do tipo suicida (com abertura invertida) localizada no lado direito, facilitando o acesso ao interior.