Sobre Fiat Siena
O segmento dos sedãs pequenos ganhou um novo integrante em 1997: o Fiat Siena. Terceiro veículo mundial lançado pela montadora, o grande atrativo do modelo era seu amplo porta-malas, com capacidade para 500 litros de carga. Inicialmente, o Siena era produzido em Córdoba, na Argentina, e contava com duas opções de motorização: 1.6 SPI e 1.6 MPI de 16V. A fabricação no Brasil só começou em 2001, mas apenas para complementar o produzido na Argentina.
Reestilizações
Assim como aconteceu com o Palio, a primeira reestilização do Siena foi feita pelo estúdio ItalDesign, de Giorgetto Giugiaro, no ano 2001. Três anos depois, nova identidade visual, além do habitáculo remodelado e a introdução de mais equipamentos de série e do motor 1.8 Flex. A quarta geração do modelo chegou ao Brasil em 2008 e foi concebida pelo Centro Stile Fiat, na Itália, em parceria com o Centro Estilo Fiat Brasil.
Novidade
Nesses 14 anos de história, uma das principais novidades na linha Siena foi a introdução da versão 1.4 Tetrafuel, o primeiro veículo do mundo a rodar com quatro combustíveis: álcool hidratado; gasolina brasileira (que atualmente possui 20% de álcool); gasolina pura, como a existente em outros países da América Latina e Europa; e Gás Natural Veicular (GNV).
Versões
Atualmente, o Siena está à venda nas versões Fire 1.0 Flex, EL 1.0 Flex, EL 1.4 Flex, Essence 1.6 16V, Essence Dualogic 1.6 16V e Tetrafuel 1.4. Todas são equipadas com banco traseiro rebatível, barra de proteção nas portas, brake light, calotas integrais, desembaçador do vidro traseiro, controle eletrônico da aceleração (Drive by Wire) e comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível.