Sobre Fiat Pulse
O Pulse entra para a história como primeiro SUV da Fiat no Brasil. O modelo, produzido em Betim (MG), possui duas opções de motorização: o 1.3 Firefly aspirado com 101 cv se for abastecido de gasolina e 107 cv no etanol com torque máximo de 13,7 kgfm, enquanto a outra opção é o 1.0 turbo com três cilindros de 130 cv com etanol e 125 cv na gasolina, com torque de 20,4 kgfm.
A transmissão é quase sempre automática CVT simulando sete marchas. Apenas a variante Drive Manual, de entrada 1.3, possui opção manual com cinco marchas, conforme diz o próprio nome.
De acordo com o Inmetro, o consumo de gasolina no ciclo urbano chega a 12,6 km/l e 9,1 km/ com etanol. Já na estrada o ciclo é de 14,7 km/l com gasolina e de 10,1 km/l com etanol. Isso vale para as versões 1.3, enquanto que para as variantes 1.0 o consumo pode chegar a 14,6 km/l na gasolina.
Além do preço inicial indicado pela Fiat, o visual é um dos grandes atrativos do SUV compacto, que está bem diferente do seu co-irmão Argo. A dianteira recebeu um filete cromado acima da grade, as linhas foram arredondadas e a traseira ganhou lanternas afinadas com o para-choque destacando a logomarca da Fiat.
O novo SUV utiliza plataforma MPP e tem 4,10 metros de comprimento, 1,78 metros de altura, 2,53 metros de entre-eixos e 1,58 metros de altura. A capacidade do porta-malas é de 370 litros, sendo 70 litros a mais do que o hatch Argo.
A versão topo de linha, Impetus, vem equipada com central multimídia de 10,1 polegadas, enquanto as demais versões chegam com 8,4 polegadas. Ambas as opções são compatíveis com sistema Apple Car Play e Android. O painel de instrumentos 100% digital de sete polegadas também é uma exclusividade da versão mais cara da gama.
A lista de equipamentos inclui quatro airbags, controle de tração, botão Sport, alerta de saída de faixa, painel digital, faróis de neblina, sistema de navegação com GPS, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luzes, sensor de estacionamento traseiro, volante com regulagem e monitoramento de pressão. As rodas são de aro 16 ou 17 com acabamento diamantado.
Ao todo são cinco versões do Pulse disponíveis, sendo elas: Drive Manual 1.3, Drive Automática 1.3, Drive Turbo 1.0, Audace 1.0 e Impetus também 1.0. Com o propulsor mais potente, o Pulse é capaz de chegar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.