Sobre Fiat Grand Siena
O Fiat Siena foi o terceiro membro da família Palio. Lançado em 1997, ele era produzido na Argentina na primeira geração, a fabricação no Brasil só começou em 2001 quando o modelo foi reestilizado pela primeira vez, mas apenas para complementar o produzido na Argentina.
Quinze anos após o lançamento do Siena, a Fiat lançou a segunda geração do sedã, agora rebatizado de Grand Siena, já que o modelo anterior foi mantido em linha. Diferentemente de antes, o Siena deixou de compartilhar a dianteira com o Palio, em uma tentativa de se tornar um carro independente, apesar de dividir partes do interior, plataforma e porta dianteira.
Em 2018 o Fiat Grand Siena foi reposicionado como sedã de entrada da Fiat por conta do lançamento do Cronos, o sedã do Argo. A quantidade de versões foi reduzida, assim como a quantidade de equipamentos.
Linha 2019
Com o lançamento do Fiat Cronos no Brasil, o grupo FCA fez alterações na linha Grand Siena. A versão Essence com motor 1.6 saiu de linha, restando apenas as versões Attractive com motor 1.0 Fire e 1.4 Fire. As últimas alterações visuais do sedã do Palio ocorreram na linha 2018 quando a grade frontal foi modificada.
Informações técnicas
O Fiat Grand Siena traz sob o capô os motores apenas duas opções de motor 1.0 Fire Evo e 1.4 Fire Evo, ambos flex. O 1.0 rende 75 cv de potência e 9,9 kgfm de torque com etanol ou 73 cv e 9,5 kgfm com gasolina. Já o 1.4 entrega 85 cv com gasolina e 88 cv com etanol. A única opção de transmissão é manual de cinco marchas.
O Grand Siena se destaca pelo amplo porta-malas, que tem capacidade para 520 litros. A abertura da tampa traseira, aliás, é feita por meio do logotipo da Fiat, que funciona como a maçaneta. O sedã mede 4,29 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,50 m de altura e 2,51 m de entre-eixos.