Sobre DS DS 3
Linha 2016
Antes uma divisão de luxo dentro do catálogo da Citroën, a DS agora é uma marca independente e, com isso, o nome DS 3 passa a ser escrito dessa forma, com um espaço entre os caracteres. O esportivo também foi reestilizado, ganhando conjunto óptico com nova disposição de luzes, faróis bi-xenônio full LED, lanternas traseiras com efeito 3D e luzes de seta deslizantes. As rodas diamantadas aro 17 também mudaram.
Por baixo do capô
O DS 3 é equipado com motor turbo de 1,6 litro 16V a gasolina com injeção direta, desenvolvido em parceira com a BMW. Ele rende 165 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 24,5 kgfm a 1.400 rpm. O câmbio manual de seis marchas conta com a função overboost na 3ª, 4ª, 5ª e 6ª marchas, aumentando a pressão do turbo para melhorar o desempenho, chegando ao torque de 26,5 kgfm. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. .
Mais do DS 3
O novo DS 3 é oferecido em versão única, com três pacotes de opcionais. O modelo vem equipado de série ar-condicionado digital, direção elétrica, seis airbags, controle de estabilidade, faróis de neblina, controlador de velocidade e rádio com entrada USB e Bluetooth. O modelo conta ainda com um novo sistema que, se detectado o risco de colisão, aciona os freios automaticamente a até 30 km/h.
Com o pacote Comfort, o esportivo traz a mais sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno antiofuscamento, apoia braço central dianteiro, retrovisores externos rebatíveis e sistema multimídia com GPS e tela colorida de 7". Já o pacote Technologie acrescenta rodas de liga leve exclusivas, câmera de ré, faróis bi-xenônio com pisca deslizante, tela colorida de 7" e som com subwoofer. Por fim, o pacote Couro inclui bancos de couro com aquecimento.
Passado
Lançado na Europa em 2010, o Citroën DS3 desembarcou no Brasil em junho de 2012. Com visual inusitado e apelo no desempenho esportivo, o modelo tem como principais concorrentes o Audi A1 e o MINI Cooper.