Sobre Citroën Grand C4 Picasso
Linha 2016
Após um pequeno hiato, a Citroën reintroduziu no mercado brasileiro o C4 Picasso, agora em nova geração e alinhada com o produto que é oferecido na Europa. Assim como ocorreu no Velho Continente, as configurações de cinco e sete lugares (Grand C4 Picasso) permanecem sendo oferecidas, mas agora compartilham plataforma, e se diferenciam pelas mediadas de comprimento e entre-eixos.
Por baixo do capô
Com a nova geração, a Grand C4 Picasso também ganhou aprimoramentos mecânicos. Entre eles está o uso do motor 1.6 16V turbo a gasolina com 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. A tração é apenas dianteira e a única opção de câmbio é um automático de seis velocidades com possibilidade de trocas em modo manual por meio de aletas atrás do volante. O acionamento da transmissão permanece na coluna de direção como no modelo anterior.
Mais do Grand C4 Picasso
O modelo é fabricado em Vigo, na Espanha, e tem capacidade para sete passageiros. Por fora, suas únicas semelhanças com o irmão menor C4 Picasso - de 5 lugares - são o para-brisa e o capô saliente com o logotipo da marca em maior destaque. Em relação à geração anterior, a minivan possui entre-eixos 11 cm maior e porta-malas com 69 litros a mais. Sua capacidade é de 130 litros com todos os bancos na posição normal ou de 704 litros com a terceira fileira rebatida. A nova plataforma dos modelos perdeu 140 kg em relação à antecessora, totalizando agora 1.430 kg na Grand C4 Picasso. A minivan perdeu 4 cm em altura e em comprimento, mas ganhou 110 mm de entre-eixos. Ela mede 4,6 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,6 m de altura e 2,8 m de entre-eixos.
Desde a versão de entrada, ela traz de série sistema que estaciona o carro sozinho, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e de tração, monitor de ponto cego, porta-malas com abertura elétrica, central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, direção elétrica com assistência variável, rodas aro 17 e seis airbags. Já a topo de linha acrescenta mais funções no quadro de instrumentos, teto panorâmico de vidro, quatro câmeras que simulam visão de 360 graus, chave presencial, alarme volumétrico, luzes diurnas de LED e GPS.
Passado
O C4 Picasso foi lançado no Brasil em 2007, permanecendo no mercado nacional sem grandes alterações até 2014, quando sua comercialização foi interrompida. No final de 2015, a minivan retornou ao País, agora em sua segunda geração. Ela vem importada da Espanha em duas versões de acabamento.