Sobre Chevrolet S10 Cabine Dupla
Linha 2017
O novo visual segue a atual linguagem de design da marca, com faróis com lâmpadas de LED, além de algumas atualizações tecnológicas para brigar com as novas configurações da concorrência, como a Ford Ranger e a Toyota Hilux. A picape média recebeu ainda modificações mecânicas que melhoraram a sua dirigibilidade. Entre elas estão o sistema de suspensão recalibrado, nova oferta de equipamentos incluindo direção elétrica e novo sistema de freios. Para completar a lista de mudanças: sai de linha o motor 2.4 flex que equipava as versões mais básicas. A linha 2017 também marca o retorno da versão Advantage, oferecida apenas com cabine dupla 4x2, motor 2.5 flex e câmbio manual.
Por baixo do capô
As motorizações disponíveis seguem as mesmas da linha anterior: 2.8 turbodiesel de 200 cv e 52 kgfm (câmbio automático) ou 44,9 kgfm (manual), além do 2.5 flex - incluído no modelo 2015 - de 206 cv e 27,3 kgfm com etanol e 197 cv e 26,3 kgfm com gasolina. A picape pode ter câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas, além de tração 4x2 ou 4x4. Com o motor flex, porém, está disponível somente a transmissão manual. Segundo a marca, a S10 ficou 5% mais econômica na linha 2017 graças à direção elétrica e ao uso de materiais mais leves.
Mais da S10 Cabine Dupla
A S10 é vendida nas opções de carroceria chassi-cabine, cabine simples ou cabine dupla. As versões permanecem sendo LS, LT, LTZ e High Country. Nas medidas, a picape tem 5,3 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,7 m de altura e 3 m de entre-eixos. O peso varia entre 1.772 kg (chassi cabine diesel) e 2.101 kg (High Country cabine dupla diesel 4x4). As cabines duplas levam 1.061 litros na caçamba, enquanto as maiores capacidades de carga são da versão LT automática cabine dupla 4x2, com 1.210 kg, e da Chassis Cab, de até 1.343 kg. Essa configuração é voltada exclusivamente para frotistas e pode ser usada como VUC (Veículo Urbano de Carga), podendo ser implementada com baú, carroceria ou guindaste.
A S10 poderá ser equipada com o sistema OnStar, que fornece serviços conectados ao toque de um botão, como concierge, navegação, emergência. Há um modo vallet, que alerta o motorista caso um manobrista se distancia mais de 500 m com a picape. A central multimídia agora também dá suporte aos aplicativos Android Auto e Apple Carplay. Outros itens de tecnologia que estarão disponíveis na picape são acendimento automático de faróis, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, partida por controle remoto, ar-condicionado digital, rebatimento elétrico de espelhos e ajustes elétricos para o banco do motorista. Para a segurança, estarão disponíveis controles de tração e estabilidade, alerta de desvio de faixa, assistente de partida em rampa, controle de descida e alerta de colisão frontal.
Passado
A primeira picape do segmento médio produzida no Brasil foi a Chevrolet S10, lançada no mercado em 1995. Inicialmente disponível apenas na versão com cabine simples e motor a gasolina de 2,2 litros, a picape foi completamente reformulada em 2012. O modelo, resultado de um projeto global apresentado na Tailândia em 2011, carrega a então identidade visual da Chevrolet, com a barra horizontal que ostenta o logotipo e divide a grade frontal. Em 2015, a picape passou a ser oferecida em duas novas configurações: Chassi-cabine e a topo de linha High Country, além de ganhar as séries especial Freeride e Advantage. No ano seguinte veio a reestilização junto com algumas alterações mecânicas.