Sobre Chevrolet Onix
Linha 2018
A principal mudança é a incorporação da versão esportiva Effect, que traz detalhes exclusivos por dentro e por fora. Há adesivos na carroceria, teto em preto brilhante, kit aerodinâmico com spoilers frontal e traseiro, saias laterais, rodas de alumínio aro 15" com acabamento exclusivo em cinza metálico e, no interior, detalhes em vermelho nas saídas de ar, no volante (que tem base reta) e nas costuras dos bancos. O conta-giros também recebeu grafismo exclusivo remetendo aos adesivos externos.
As demais versões também receberam leves mudanças. A opção de entrada Joy agora será comercializada apenas na configuração Conforto. Já as versões LT, LTZ e Activ ganham luz de neblina e uma nova opção de cor para a carroceria, o azul escuro Imperial Blue. E assim como aconteceu na S10, o logotipo com o nome do carro e da versão passam a ser posicionados na base da tampa traseira, com o nome do carro à esquerda e da versão à direita.
Por baixo do capô
O motor 1.4 8V flex é o mesmo do modelo anterior, porém, revisto, entregando agora 106 cv de potência e 13,9 kgfm de torque com etanol ou 98 cv e 13 kgfm, respectivamente, com gasolina. Outra novidade da linha 2017 é a substituição da transmissão manual de cinco velocidades por uma de seis marchas. A opção pelo câmbio automático continua com seis velocidades. Há ainda o propulsor menor 1.0 de quatro cilindros que gera 78 cv com gasolina e 80 cv com etanol, também acoplado ao novo câmbio manual de seis marchas. Esse propulsor equipa as versões Joy e LT.
Mais do Onix
Nas medidas, o novo Onix tem 3,93 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,47 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda até 280 litros de bagagens. A versão Activ tem o mesmo entre-eixos e bagageiros, mas mede 3,95 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,55 m de altura contando o rack de teto. Desde a linha 2017, o Onix ganhou atualizações visuais, exibindo a nova linguagem visual da marca, com faróis e grade mais afilados. Ele recebeu ainda as novas versões Joy, de entrada, e a aventureira Activ.
Além disso, todos os modelos com motor 1.4 passaram a ser equipados com o sistema OnStar e a central multimídia MyLink, também de série em todas as configurações 1.4, foi atualizada e agora conta com alguns botões físicos para ajudar na utilização.
A versão aventureira Activ se diferencia das demais por exibir apliques pretos nas laterais, nas caixas de rodas e nos para-choques, além de ter suspensão elevada e rack de teto. Ela conta ainda com a cor laranja exclusiva para a carroceria e o interior também exclusivo em dois tons com áreas alaranjadas.
O Onix Joy vem equipado com direção elétrica progressiva, ar-condicionado, sistema OnStar (serviços de diagnóstico, de segurança e App/Web), função Eco, vidros dianteiros elétricos, velocímetro digital, alerta de mudança de marcha e de baixa pressão dos pneus, faróis com máscara negra, cinto de segurança do motorista com regulagem de altura, limpador e desembaçador traseiro, rodas aro 14 com calotas, provisão para instalação de rádio (não incluso fiação para alto-falantes nas portas) e os obrigatórios freios ABS e airbag duplo frontal.
Passado
Fabricado usando a plataforma de modelos compactos da GM - da qual derivam o Sonic, o Spin e o Cobalt -, o Onix foi lançado no final de 2012 é o substituto do Corsa. Ele é fabricado em Gravataí (RS). Sua última reestilização aconteceu em meados de 2016.